23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Governo altera leis de trânsito para atender caminhoneiros

Medidas provisórias (MP) 1.050 e 1.051 alteram leis de trânsito para reduzir a burocracia para a categoria e atender pleitos dos caminhoneiros

por Samantha Dias

O presidente Jair Bolsonaro editou duas medidas provisórias que alteram leis de trânsito, criam o Documento Eletrônico de Transporte, e reduzem a burocracia para os caminhoneiros.

- Continua após a publicidade -

A MP 1.050 limita as condições que levam ao recolhimento dos veículos a depósito, e flexibiliza a medição do peso de veículos de transporte de carga e de passageiros por eixo, mantendo a fiscalização do peso total.

“O objetivo da medida é permitir que, nos casos de irregularidades pouco relevantes, como falta de faixa reflexiva colada no caminhão, luz queimada durante o dia, o veículo não seja encaminhado para depósito, mas liberado sob condição de sanar o problema em poucos dias. Isso evita que o caminhoneiro tenha de pagar os custos de depósito e que fique dias sem o seu meio de trabalho”, explica a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Já a MP 1.051 institui o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) que, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, unificará diversos documentos exigidos hoje aos caminhoneiros e reduzirá o tempo de fiscalização.

“Atualmente, por meio de uma fiscalização por amostragem, o caminhão chega a ficar seis horas parado para demonstrar que está regular. A instituição do DT-e vai permitir a utilização de meios de fiscalização eletrônicos (aplicativos de celular e identificação do veículo por OCR e RFID), com o veículo em movimento”, informa texto da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Além disso, o documento eletrônico poderá ser utilizado pelo caminhoneiro como comprovante de rendimentos. Já que identifica os pagamentos efetuados ao transportador.

Com informações da Agência Estado (AE)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA