A Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, começa a ganhar forma. Aumenta a expectativa dos ciclistas, ainda mais após vídeo do governador do Estado, Renato Casagrande, publicado nas redes sociais nesta quarta-feira, 3 de agosto.
Por Paula Bourguignon
Ele apresentou uma amostra da estrutura metálica que está sendo anexada nas laterais da ponte para detalhar como vai ficar a ciclovia.
No vídeo, o governador adiantou que a barreira de proteção ao suicídio, cuja grade será antiescalada e terá altura de três metros, já está sendo montada.
- Perfil no Twitter do IBGE é invadido no dia do lançamento do censo
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Daqui a pouco vamos ter a Ciclovia da Vida pronta para a população usar. Salvaremos vidas e melhoraremos a mobilidade”, disse Casagrande.
O projeto da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. Essa é uma das obras prioritárias do Governo na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.
O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.