23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Vila Velha é destaque na geração de novas oportunidades

Dados foram apontados pelo Ministério da Economia e mostram o município como o melhor em oportunidades

Por Leulittanna Eller Inoch 

Após o baque na economia causado pela pandemia de Covid-19 no Espírito Santo, o Ministério da Economia apontou que a cidade de Vila Velha é destaque na geração de emprego. O município registrou a criação de 1.286 empresas, com tempo médio de abertura de 20 horas. Dado que coloca Vila Velha em primeiro lugar no quesito menor tempo de abertura de empreendimento entre todos os municípios da Grande Vitória.

- Continua após a publicidade -

Os dados também apontaram que quando o assunto é tempo de viabilidade da empresa, Vila Velha apresenta 7 horas para a efetividade do empreendimento e tempo de registro da empresa de 13 horas. Outros dados apresentados pelo site se referem ao panorama registrado do começo do ano até o momento, em que, Vila Velha apresenta 11.317 empresas abertas e 67.685 empresas ativas. Apenas no mês passado, registrou tempo de abertura de empresas de 1 dia e 2 horas e registrou 1.194 novas empresas abertas.

“Os dados do painel de empresas do Governo Federal reforçam que Vila Velha está saindo da crise provocada pela pandemia, devido à capacidade empreendedora dos seus moradores. É bom reforçar que essas empresas, em sua maior parte, são micro empresas, são pequenos negócios dispensados de alvará de localização e funcionamento através do decreto 299/2019 do prefeito Max Filho”, explicou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida.

Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero, desde outubro os microempreendedores individuais (MEIs) de Vila Velha não precisam mais de alvará de funcionamento para dar início às suas atividades. Um novo sistema foi criado para facilitar o registro, de acordo com a Lei de Liberdade Econômica, em vigor desde setembro de 2019. “O sistema que vem se modernizando na prefeitura é preparado para liberar o cadastro do microempreendedor individual sem tramitação para alvará. Isso facilita muito para o empreendedor”, explicou Rafael Gumiero.

Vale destacar que o município receberá, até o ano que vem, empresas de grande porte com investimentos que passam de 270 milhões e a estimativa é de que sejam abertas mais de 5.000 vagas de empregos. As principais empresas que irão se fixar no município são o Grupo Comolatti, a Vilma Alimentos, a Novaforma Plásticos, Café de La Musique e a MedSênior. Vila Velha conta ainda com a ampliação do centro de distribuição da empresa Proway Nutri, as obras no Terminal Portuário de Vila Velha através da empresa Log-in Logística, além da empresa Liquiport Vila Velha, que está ampliando suas atividades.

Neste contexto de aquecimento e modernização da economia de Vila Velha, no portal “Trabalha Vila Velha”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, pode-se ter acesso às vagas de emprego sem sair de casa e ainda receber um alerta das vagas por e-mail ou celular. Inovação que já conta com mais de 10 mil acessos. Além do portal “Trabalha Vila Velha” , as vagas podem ser acessadas através do Whatsapp 98882-3987 e pelo telefone 3139-9904.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA