Bortoleto chega à McLaren no embalo da conquista do título da Fórmula 3, uma das categorias de base da F-1
Uma das equipes mais tradicionais da Fórmula 1, a McLaren anunciou nesta quinta-feira que o brasileiro Gabriel Bortoleto vai reforçar sua academia de jovens talentos. Com a decisão, o piloto de 18 anos dá mais um passo rumo a realizar o seu sonho de entrar para a F-1, a principal categoria do automobilismo mundial.
“Estou muito feliz por estar entrando no programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Sou grato à McLaren e ao Emanuele por me darem esta oportunidade”, celebrou o brasileiro, referindo-se a Emanuele Pirro, diretor da academia da equipe inglesa e ex-piloto de F-1. “Estou ansioso para continuar a trabalhar no meu desenvolvimento ao lado de um grande time.”
Bortoleto chega à McLaren no embalo da conquista do título da Fórmula 3, uma das categorias de base da F-1. O brasileiro se sagrou campeão no mês passado com ampla folga no campeonato. Uma das revelações do automobilismo mundial, o piloto conta com apoio de peso fora das pistas. Ele é agenciado pelo espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F-1 e atual piloto da Aston Martin no grid da categoria.
- Senna será homenageado em capacete de piloto da McLaren
- GP de Mônaco: McLaren homenageia Senna com carro verde e amarelo
“Estou feliz em dar as boas-vindas ao Gabriel ao nosso programa. Conheço o piloto bem desde o seu início no automobilismo e ele tem tudo o que é preciso dentro e fora da pista para se tornar uma estrela. Ele também se encaixa muito bem em nossa cultura de equipe na McLaren. Estou ansioso em poder trabalhar com o Gabriel e ajudar em seu desenvolvimento”, declarou Pirro.
Com o anúncio, Bortoleto dá o seu primeiro passo no mundo da F-1 Na McLaren, ele deve ter acesso a toda estrutura de uma grande equipe da categoria, poderá fazer treinos nos simuladores e terá contato direto com os pilotos titulares do time no campeonato, o inglês Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, dois jovens talentos da categoria.
O próximo passo do brasileiro é definir como será sua temporada 2024. Em entrevista ao Estadão, no fim de julho, ele indicou que era praticamente certa sua entrada na Fórmula 2, categoria acima da F-3. Mas o piloto ainda não revelou por qual equipe deve competir nesse campeonato no ano que vem. Com informações Agência Estado