22.1 C
Vitória
quinta-feira, 23 maio, 2024

Norris crava a pole para a corrida sprint do GP China de F1

O circuito chinês, que retorna à F-1 após cinco anos, terá o também britânico Lewis Hamilton em segundo lugar no grid

O piloto britânico Lando Norris, da McLaren, faturou a pole position para a corrida sprint do GP da China de Fórmula 1, na madrugada desta sexta-feira, em Xangai. O circuito chinês, que retorna à F-1 após cinco anos com sucessivos cancelamentos devido à pandemia de covid-19, terá o também britânico Lewis Hamilton em segundo lugar no grid, seguido pelo espanhol Fernando Alonso.

A corrida sprint, que marca a primeira de seis da temporada, acontece neste sábado, às 00h (horário de Brasília). O treino classificatório, que definirá o grid para a corrida principal, está marcado para às 4h. E a grande corrida do fim de semana está agendada para as 4h da madrugada de domingo.

- Continua após a publicidade -

O treino classificatório da corrida sprint começou com Hamilton na frente, no SQ1, a primeira parte da sessão. Logo o britânico foi deixado para trás por Charles Leclerc, Norris e Oscar Piastri em disputa acirrada. Alonso tomou a frente em seguida com 1min36s883s, mas foi superado por Verstappen e Pérez, esse último terminando em primeiro, seguido de Norris. Verstappen terminou em terceiro. Gasly, Ocon, Albon, Tsunoda e Sargeant foram os primeiros eliminados e ficaram de fora do SQ2. Zhou passou raspando.

A segunda parte do treino teve Piastri, Norris e Sainz como os três primeiros de início, mas as ordens logo se alteraram com Verstappen marcando 1min35s606 e se tornando o líder da tabela, seguido por Leclerc e Perez. Faltando quatro minutos para o fim, já estavam entre os eliminados Russell, Magnussen, Hülkenberg, Ricciardo e Stroll. Piastri finalizou em quarto, acompanhado de Norris, Sainz e Bottas em sétimo lugar. Hamilton passou com dificuldade em nono, com Zhou logo depois que também seguiu para o SQ3.

O fechamento se deu com muita água na pista, o que tornou a disputa mais complicada. Pérez, Bottas e Piastri protagonizaram a briga pela liderança. Zhou, Verstappen e Hamilton tiveram suas voltas deletadas por excederem os limites de pista. Norris errou no setor 3, mas melhorou seu tempo e subiu para a P2, Verstappen também errou novamente indo para fora da pista garantindo apenas uma volta.

Hamilton chegou a marcar 1min59s3 que garantia a pole provisória, seguido por Verstappen, quando Norris assumiu a liderança e teve a volta cancelada, indo para P9. Porém, faltando poucos segundos para o fim do SQ3, Norris retomou a liderança tomando a pole position do heptacampeão mundial, que ficou em segundo, seguido por Alonso.

Antes da classificação, no início do dia, o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, causou uma reviravolta nos últimos segundos do único treino livre do fim de semana, liderando a tabela de tempos ao ultrapassar Piastri da McLaren e Verstappen, da Red Bull, com 0s3 de vantagem sobre ambos. Mas o bom momento não se estendeu para o treino classificatório. Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA