25 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

Campeonato de Futebol na Rússia e de Insensatez na Economia Brasileira

Leia Também

Energia e disposição para superar o isolamento social

A boa notícia é que a alimentação pode ser uma boa aliada para quem busca mais energia para conseguir enfrentar e superar essa crise.

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Enquanto os brasileiros se distraem assistindo a bola rolar na Rússia, fatos preocupantes acontecem nos jogos ad hoc da República Brasileira

Insensatez. Começando pelo Orçamento Público Federal, jogado pelas duplas, Tesouro Nacional e Banco Central versus Mercado Externo e Previdência. O BC está conseguindo acalmar o mercado cambial; e o Tesouro segurar o déficit primário em 1,4% do PIB.

Contudo, o esforço dessa dupla é insuficiente para estancar o avanço da Dívida Bruta, que alcançou 77% do PIB (estava em 74%). Porque para isso, é preciso a reforma da Previdência. Mas para isso, é preciso da aprovação da outra dupla, Câmara-Senado, que prendeu a bola para garantir a sobrevivência de seus membros acusados de falta de decoro. Jogo interrompido.

Na esfera estadual, no Rio de Janeiro, entra em campo, para o jogo Arremesso de Bondades, o  Legislativo e o Judiciário. As bondades serão os reajustes salariais para servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Mesmo sob negativa da Fazenda, juiz do jogo, que apitou impedimento para a jogada.  A equipe de atletas desconsiderou-o. Alega que a reivindicação é direito dos servidores.

E se esquece da avalanche de reivindicações de reajustes de outras categorias, também sob a alegação de direito, nesse caso, da isonomia. O jogo está suspenso, por enquanto, para o árbitro de vídeo verificar se há impedimento no lance.

Regulação

O da Regulação da Cobrança de Coparticipação da Saúde Complementar, em que jogam a dobradinha ANS-Planos de Saúde versus Cidadãos Brasileiros, órfãos do SUS, clientes compulsórios desses planos. A fala da ANS é de que a regulamentação trará mais transparências à relação contratual, e melhorará o serviço. O mesmo canto de sereia da ANAC quando aceitou a cobrança de bagagem despachada. No sapatinho, a ANS deu aos Planos de Saúde a posse de bola de frente para o gol. Bastou chutar.

A regulação é método previsto e adequado para melhorar as condições de funcionamento dos mercados. O problema é que, no Brasil, as evidências empíricas das deficiências do marco regulatório desaconselham acreditar nas declarações de regulador.

E também tem o jogo dos Cegos-em-tiroteiro, entre Soberania Nacional-Herdeiros da Teoria da Dependência versus Mercados Internacionalizado-Cadeia Produtiva. Embate entre anacronismo retardatário e realidade econômica, cujo treinador é o Ministro Lewandowski, do STF. Sai do seu âmbito de atuação e desenterra o discurso (ultrapassado) da defesa da soberania nacional e aceita conceder liminar que propõe que as privatizações das empresas públicas brasileira sejam feitas somente com a concordância do Congresso Nacional.

Os magistrados do Supremo não admitem ingerências sobre suas decisões (por considerá-las conhecimentos exclusivos do Judiciário). Faltou ao Ministro Lewandowki o respeito às identidades profissionais que reivindica para si. E consultar “a economia” sobre o que se passa em um processo de fusão-aquisição, e como a soberania nacional se relaciona com as dinâmicas dos mercados internacionalizados.

Salve a Seleção!

Arilda Teixeira é Economista e professora da Fucape

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade