27.1 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Empresário fundador da Aracruz Celulose morre na Noruega

Erling Lorentzen se formou na Harvard Business School e foi casado com a irmã do rei norueguês Haroldo V, até o falecimento dela em 2012

A Família Real do Reino da Noruega informou, nesta terça-feira (9), que o empresário Erling Sven Lorentzen faleceu em Oslo, capital do país, aos 98 anos. Ele foi o fundador da empresa Aracruz Celulose, no ano de 1972. Lorentzen foi casado com a princesa Ragnhild, irmã do rei Haroldo V, até o falecimento dela, em 2012.

“É com grande tristeza que recebemos a triste mensagem de que Erling Sven Lorentzen adormeceu. Nossos pensamentos vão para seus entes queridos, que perderam um bom pai, sogro, avô e bisavô”, informou a nota publicada no site da Família Real.

- Continua após a publicidade -

O empresário Erling Lorentzen nasceu em 28 de janeiro de 1923. Formou-se na Harvard Business School, e durante grande parte da vida dirigiu negócios no Brasil. O empresário e a princesa Ragnhild se casaram em 15 de maio de 1953 e, juntos, tiveram três filhos.

Antes disso, durante a Segunda Guerra Mundial, Lorentzen enfrentou o exército alemão como membro da resistência norueguesa.

Aracruz Celulose

Após o casamento, o empresário norueguês e sua esposa se estabeleceu no Brasil. O pai dele, Øivind Lorentzen, operava a Nopal Line, que transportava gás importado dos Estados Unidos.

Anos depois, a família Lorentzen comprou participações de gás da Esso no Brasil e, com isso, estabeleceram a empresa Supergasbrás, com Erling Lorentzen como líder. O empreendimento foi vendido em 1972, dando origem ao projeto da Aracruz Celulose.

Investindo no plantio de eucalipto, em 1967 o Lorentzen cria a Aracruz Florestal, que constituiria, cinco anos depois, a Aracruz Celulose. A primeira fábrica da empresa (Fábrica A) começou a operar em 1978. De início, sua capacidade de produção era de 400 mil toneladas por ano, depois ampliada para 525 mil.

Em 1985, houve a criação do Portocel, até hoje o único porto do Brasil especializado no embarque de celulose. Em 2008, a empresa foi vendida por US$ 1,7 bilhão.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA