Debates e palestras mostram experiências exitosas de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada
Por Anderson Neto
A programação do Fórum Brasileiro Cidades Inovadoras e Gestão Eficiente (Forcige), que acontece até esta sexta-feira (06), promete trazer debates e palestras que mostram experiências exitosas de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Tudo em busca de soluções para os crescentes desafios com vistas ao desenvolvimento eficiente e sustentável das cidades.
O Fórum será realizado na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em parceria com o Instituto Verde Brasil (IVB), com a Comissão Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da OAB–ES e a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Entre os idealizadores do evento e mediadores do debate está o advogado especialista em gestão, direito e segurança pública Aylton Dadalto.
- 452 vagas em concurso de Cariacica com salários até R$ 7.800
- Natal deste ano deve movimentar R$ 69,75 bi, diz CNC
As palestras e os cases abordados estão divididos em temas como saneamento, tratamento adequado dos resíduos sólidos, cidades inteligentes, educação e parques e praças. A ideia é promover a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias para a construção de cidades mais inovadoras, eficientes e sustentáveis.
Programação
Para iniciar o evento Forcige, a abertura será conduzida pelo Prefeito Lorenzo Pazolini. Essa gestão vem sendo referência para o Brasil, atualmente Vitória foi reconhecida como a 7ª Cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities 2023, 1º lugar em Gestão Pública do Brasil, entre outros títulos.
Dentre os palestrantes podemos destacar a presença de Pedro Maranhão, ex-secretário nacional de saneamento e atual presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). Ele fará um panorama sobre perspectivas e desafios do tratamento de resíduos sólidos no Brasil.
O evento contará com a participação de Edson de Souza Vilela, prefeito da cidade de Carmo do Cajuru/MG. Edson irá expor o case de sucesso da cidade, que ganhou prêmio da ONU pelo seu projeto de concessão de iluminação pública e eficiência energética.
Já Clébio Batista CEO da Integra/SP trará a experiência da Integra S/A, empresa responsável pela construção e prestação dos serviços não pedagógicos de 5 Centros Educacionais Unificados, através da parceria público privada com o município de São Paulo.
Alex Akira do Grupo Splice irá expor sobre a primeira concessão de iluminação pública num consórcio de municípios e as potencialidades deste formato de contratação para Municípios de menor porte.
Um representante da empresa Urbia Parques, que administra diversos Parques no Brasil, em especial o Parque de Foz do Iguaçu/PR e o Ibirapuera/SP, irá expor as experiências exitosas alcançadas nestes anos de gestão privada dos parques.
Além disso, Fernando Garcia, pesquisador do Instituto Trata Brasil, também irá falar sobre o recente estudo do instituto sobre os benefícios econômicos da expansão do saneamento no ES e Filipe Rigoni, Secretário Estadual de Meio Ambiente. Irá expor o plano estadual de conservação e exploração dos parques estaduais.
Inscrições
As inscrições para participar do Fórum poderão ser realizadas até o dia 2 de outubro através do site oficial do Forcige. Após esta data, as inscrições ainda poderão ser feitas no local do evento.
Segundo o coordenador geral do Forcige, Aylton Dadalto, o evento promete trazer debates essenciais para a criação de mais políticas públicas de qualidade para a população de Vitória.
“A ideia é trazer modelos bem sucedidos e inovadores que mudaram a realidade da gestão pública no Brasil, assim como os da cidade de Vitória, sendo reconhecida como a 7ª Cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities 2023 e 1º lugar em Gestão Pública do Brasil”, reforça Aylton Dadalto.
“São modelos que tornam a gestão pública muito mais avançada e que entreguem políticas públicas de qualidade para todos, com um bom desenvolvimento social e trazendo mais igualdade. Estamos trazendo gestores que fazem parte desses modelos e que vão expor o que fizeram para que as políticas públicas desse certo”, relatou o advogado.
Confira a programação:
Temas das palestras do dia 05 de outubro:
Gestão eficiente de saneamento;
Gestão eficiente de resíduos sólidos;
Gestão eficiente de iluminação pública;
Gestão eficiente das cidades inteligentes.
Temas das palestras do dia 06 de outubro:
Gestão eficiente das escolas públicas;
Gestão eficiente dos parques/praças e florestas.