27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Findes integra Fórum do Gás para garantir competividade industrial

No Fórum do Gás, a Findes defenderá o livre mercado e a transição energética da indústria por meio do gás natural

Por Amanda Amaral 

Um mercado aberto, dinâmico e competitivo é o que defende a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que a partir desta semana passou a integrar o Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural (Fórum do Gás).

- Continua após a publicidade -

O grupo representa associações pró-desenvolvimento do mercado de gás natural e livre mercado. Segundo a Federação, desta forma, há mais espaço para debater o tema em nível nacional, reforçando as pautas que garantem mais competitividade para as indústrias capixabas.

Entre as pautas defendidas pela Findes estão: garantir que as empresas consigam reduzir os custos com a entrada de novos fornecedores de gás no mercado; e considerar que o combustível seja o primeiro passo da transição energética da indústria no Espírito Santo.

A Federação ressaltou que, juntamente com o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, atua em prol do desenvolvimento do setor energético no Estado e apoia iniciativas que contribuam para o cumprimento deste objetivo, entre elas a abertura do mercado de gás.

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, é importante que a Federação faça parte ativamente da discussão do gás natural. Além disso, ela reforça que a partir de uma maior concorrência no mercado, mais oportunidades serão geradas e os custos tendem a ser reduzidos para empresas e consumidores.

“Nós defendemos que aconteçam mais investimentos voltados para a melhoria da infraestrutura do gás e que ele se torne mais barato. Dessa forma, nossas indústrias serão mais competitivas e a população como um todo será beneficiada”, destacou.

Produção capixaba de gás

O Estado é o quarto maior produtor de gás natural do Brasil, de acordo com 5º Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural. O Estado possui reserva de gás natural de 30,7 bilhões de m³, com produção de gás onshore e offshore e capacidade de tratamento de 21,85 Mm³/dia. Também é cortado por 467 quilômetros de rede de gasodutos de distribuição e é o único com capacidade de oferecer de imediato estocagem de gás (no Campo de Barra do Ipiranga).

Sobre o Fórum do Gás

Fórum do Gás
A presidente do Findes, Cris Samorini, quer mais investimentos voltados para a melhoria da infraestrutura do gás. Foto: Divulgação/Findes

O Fórum do Gás iniciou suas atividades no início de 2012 com o objetivo de discutir e propor medidas de estímulo ao setor, buscando expandir e diversificar a oferta e elevar a competitividade do gás natural no país.

O Grupo representa associações que atuam em diversos segmentos da cadeia: consumo, produção, comercialização, distribuição, autoprodução, cogeração e geração de energia elétrica, os quais tem o gás natural como um recurso estratégico no desenvolvimento de suas atividades.

Está na agenda de trabalho do Fórum alguns pontos como: um material com propostas de melhorias para o mercado do gás – que já foi entregue ao presidente eleito e também aos governadores estaduais – com foco em cinco estados estratégicos; sugestões para acelerar a transição para um mercado mais competitivo e diverso; e contribuição no processo de condução, expectativas e receptividade para a realização do Pacto Nacional para o Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural.

Conheça as instituições que integram o Fórum do Gás:

Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor)
Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim)
Associação Brasileira de Biogás (Abiogás)
Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi)
Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget)
Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace)
Associação Brasileira do Alumínio (Abal)
Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel)
Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape)
Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine)
Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP)
Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen)
Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace)
Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer)
Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer)
Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro)
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)

Com informações da Findes e do Fórum do Gás. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA