24.9 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Findes é destaque no fortalecimento da indústria no país

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) foi apontada como a federação que mais contribui para o fortalecimento do Sistema Indústria no país

O levantamento, realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, foi divulgado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A Findes ficou em primeiro lugar na categoria “Contribuição da Federação de Indústria no fortalecimento do Sistema indústria” com nota 6,3. A média nacional das Federações foi de 5,4 pontos em uma escala que vai de 0 a 10.

O Sistema Indústria é uma rede nacional de caráter privado, responsável por iniciativas de apoio ao setor industrial brasileiro. Integram essa rede a CNI, o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as Federações Estaduais da indústria dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de 1.280 Sindicatos Patronais Industriais.

- Continua após a publicidade -

A presidente da Findes, Cris Samorini, destaca que o resultado mostra que a instituição está cumprindo um importante trabalho, o de desenvolvimento das indústrias para fortalecer cada vez mais o setor. Cris assumiu a presidência da Findes em julho de 2020.

“A Findes hoje está atuando de forma cada vez mais conectada com as demandas prioritárias do setor, principalmente na área de defesa de interesses. Sabemos que é ali que podemos escutar quais são as necessidade e demandas dos industriais. Assim, conseguimos construir de forma bem clara quais serão nossas pautas e nos engajar nelas”, explica Cris Samorini.

A presidente lembra que a indústria ainda tem muito espaço para se desenvolver, principalmente porque o Brasil perdeu parte da sua capacidade de crescimento nos últimos anos, passando por um processo de desindustrialização.

“Nosso setor precisa passar por um novo ciclo de industrialização e sabemos disso. Porém, ainda temos muitas questões a serem vencidas. Entre elas está a redução do Custo Brasil. Temos nos empenhado muito nessa pauta, seja por meio do apoio a programas para melhorar o ambiente de negócios do país ou pela atuação da nossa área de Defesa de Interesses, que inclui as Câmaras Setoriais da Indústria e os Conselhos Temáticos da Findes, debatendo e discutindo uma agenda propositiva”, comenta.

A presidente complementa ainda que a recuperação da agenda propositiva está ligada ao desenvolvimento industrial com foco na economia e na capacidade de recuperação da indústria.

“Nós fizemos escolhas importantes e temos atuado nesse direcionamento, que é trazer a possibilidade da ampliação da inovação para as indústrias. Dessa forma, o setor pode entrar nesse novo ciclo de transformação, que sabemos que é importante para o Estado”, diz.

“As indústrias ainda têm um longo caminho a percorrer, mas contamos com o apoio do Sesi e do Senai no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e também na capacitação dos nossos futuros profissionais da indústria. Sabemos que eles fazem muito bem o seu papel”, conclui.

Resultados do ES acima da média nacional

Na pesquisa da CNI também foi avaliada a visão dos empresários sobre o Sistema Indústria no país e nos Estados. Em todo o Brasil, para 72% dos entrevistados a imagem que eles têm do Sistema é positiva. Para 4% ela é neutra, 10% negativa e 14% não responderam à pergunta.

Já a imagem do Sistema Indústria no Espírito Santo teve resultado acima do da média nacional, sendo que 73% dos empresários considerou ela como positiva.

Com relação ao grau de informação sobre as instituições, 69% dos empresários entrevistados se consideram informados (muito informado, informado e mais ou menos informado) sobre as ações do Senai no Espírito Santo, a média nacional nessa categoria foi de 66%.

No caso das ações do Sesi no Espírito Santo o nível de informação é de 66%, sendo a média nacional 55%. Com relação as ações da Findes ele é de 50% e a média nacional 39%. Ações da CNI 31% no Espírito Santo e nacional 29%. E ações do IEL 37% no ES e 24% nacional.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA