21 C
Vitória
quarta-feira, 18 DE setembro DE 2024

Findes apresenta iniciativas em apoio ao Pacto Global da ONU

Documento mostra ações da Federação que estão alinhadas aos 10 princípios universais da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) 

Por Redação

A Federação das Indústrias do Espírito Santo é a primeira instituição associativa de negócio do Estado a formalizar a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante do compromisso com a indústria e com a sociedade, a Findes elencou as ações e projetos que têm sido desenvolvidos por suas instituições e que estão alinhadas com a iniciativa.  

- Continua após a publicidade -

Ao todo, 10 princípios universais das áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção integram o Pacto Global. 

O presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou que ao aderir ao Pacto Global, em julho de 2022, a Findes reforçou seu propósito e compromisso com temas de extrema relevância, como: o olhar para as pessoas, para o meio ambiente e para a ética. 

“Entre os nossos compromissos estão o fortalecimento da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) no Estado por meio de investimentos em tecnologia, conhecimento técnico, cuidado com as pessoas e iniciativas sustentáveis. E as ações nesse sentido têm sido tocadas por nossas instituições: Cindes, IEL, Sesi, Senai e Observatório da Indústria e ainda pelos Conselhos Temáticos, pela área de Compliance e outros”, disse. 

Para mostrar ainda mais o que vem sendo feito, a Findes elencou suas ações em um comunicado de engajamento, que já foi submetido e publicado pela ONU

No documento, o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação (Coemas), elenca, entre suas realizações, o apoio ao licenciamento ambiental municipal no Espírito Santo e a participação ativa nos grupos de sustentação que acompanharam a elaboração do Plano de Descarbonização do Estado. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai ES) mostrou os programas Senai de Ações Inclusivas (PSAI) e Aprendizagem Industrial. O primeiro é voltado para a diversidade e atende estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade, desvantagem ou exclusão. Enquanto o segundo, insere jovens no mercado de trabalho, especialmente fortalecendo a indústria no Espírito Santo.  

Já entre as ações que o Serviço Social da Indústria (Sesi ES) está o ensino de Robótica nas escolas. Nela, alunos aprendem a desenvolver desde robôs projetados com peças da lego até de nível industrial.  

Outra iniciativa é voltada a desenvolver e qualificar fornecedores melhorando seu nível de maturidade em práticas ESG. O Instituto Euvaldo Lodi no Espírito Santo (IEL-ES) indicou, entre outras ações, o Prodfor ESG. A metodologia já tem a primeira turma de fornecedores inscritos para adesão programada para este mês de julho. 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA