23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Fifa define formato do Mundial de Clubes com Palmeiras e Flamengo

De acordo com a Fifa, para confederações com direito até quatro vagas, elas serão distribuídas para os campeões das quatro edições anteriores

A Fifa aprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, o formato do novo do Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025. O torneio conta com 32 times e, nesta primeira edição, irá contemplar as equipes campeãs nas temporadas terminadas entre 2021 e 2024. Palmeiras e o Flamengo, campeões da Copa Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente, estão garantidos no torneio. A participação de ambas as equipes deve ser confirmada oficialmente nos próximos dias.

Seguindo o que é aplicado na Copa do Mundo, a Conmebol e a Uefa serão as federações com o maior número de vagas. Assim, Chelsea e Real Madrid, campeões da Liga dos Campeões em 2021 e 2022 também estão garantidos. A tendência é que as demais vagas sejam preenchidas de acordo com os rankings de cada federação.

- Continua após a publicidade -

“Para confederações com mais de quatro vagas: acesso para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da confederação e equipes adicionais a serem determinadas por um ranking de clubes com base no mesmo período de quatro anos”, disse a Fifa, em comunicado.

Ainda de acordo com a Fifa, para confederações com direito até quatro vagas, elas serão distribuídas para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da entidade. Para as federações com direito a apenas a participação de um clube, o acesso ao torneio será concedido à equipe mais bem classificada entre os campeões da principal competição de clubes no quadriênio. A vaga para o clube do país anfitrião será determinada posteriormente.

Mais cedo, a Fifa aprovou novo formato para a próxima Copa do Mundo com 48 seleções. A alteração passa a valer a partir da edição de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá simultaneamente. A primeira etapa da competição terá 12 grupos de quatro seleções cada. Na fase seguinte, se inicia um mata-mata com 32 seleções. Desta maneiras, o país campeão disputará oito partidas, uma mais do que no formato anterior.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA