22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Ilhas Galheta, em Vitória, fechadas até outubro

Acesso a Ilhas Galheta está proibido até outubro para preservação ambiental

Por Rafael Goulart

Está proibido acessar às Ilhas Galheta, de Dentro e de Fora, até o final do mês de outubro. As ilhas que ficam próximas a Ilha do Boi, em Vitória, estão sob proteção ambiental. O motivo é o período de reprodução de duas espécies de aves marinhas, as andorinhas-do-mar de bico amarelo (sterna eurygnatha) e a de bico vermelho (sterna hirundinacea).

- Continua após a publicidade -

Essas aves tem comportamento migratório e percorrem toda a costa atlântica da América do Sul. Durante a época de reprodução, os bandos costumam pousar nos arquipélagos capixabas, sendo as Ilhas Galhetas um dos locais preferidos para a temporada.

Os ninhos são construídos no solo dessas ilhas e quando há circulação de pessoas, há muito risco dos ovos serem pisoteados pois as aves os camuflam para evitar predadores naturais. A interferência humana pode também resultar no abandono dos ninhos pelos pais.

Por isso, a Lei Municipal nº 8.993, publicada em agosto de 2016, proíbe a visitação no período que vai de março a outubro. A legislação estabelece, ainda, normas de proteção e controle das ilhas costeiras especialmente protegidas e que constituem sítios reprodutivos de aves no município de Vitória.

“A proteção da reprodução das andorinhas-do-mar é essencial para o funcionamento e manutenção de um ecossistema ecologicamente equilibrado e, consequentemente, para garantir a saúde e o bem-estar de todos nós. Além disso, o período de defeso representa a garantia de proteção e preservação das ilhas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Ajude a proteger a reprodução das aves marinhas. Denúncias podem ser feitas por meio do Fala Vitória 156.

Com informações da Prefeitura de Vitória

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA