22.7 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Fibria inaugura novo Branqueamento A da Unidade Aracruz

Fibria inaugura novo Branqueamento A da Unidade AracruzA Unidade Aracruz da Fibria inaugurou nessa segunda-feira, 27, mais um importante investimento em sua planta fabril: o projeto de modernização da linha de branqueamento da Fábrica A. Com mais esse passo, a empresa aprimora a sua eficiência operacional, melhora a performance ambiental, reduz a necessidade de manutenção e aumenta a sua competitividade.

O projeto traz um novo conceito em branqueamento e coloca a planta em um novo patamar de evolução tecnológica, já que os novos equipamentos são encontrados apenas em fábricas construídas há, no máximo, três anos. Com aproximadamente R$ 110 milhões de reais investidos, o projeto de modernização envolveu a substituição da antiga planta por uma nova, revitalizando totalmente essa etapa de produção com as tecnologias mais modernas e eficientes disponíveis no setor.

- Continua após a publicidade -

Durante sua execução, o projeto chegou a gerar mais de 600 empregos na região, sendo 89% dos trabalhadores recrutados no Espírito Santo e, destes, 80% na região de Aracruz. Entre as empresas de serviços contratadas para o projeto, a predominância também foi de capixabas: 89% foram do Estado e, destas, 62% de Aracruz, o que contribuiu para a economia e a geração de renda na região.

Os ganhos ambientais também são significativos. O novo Branqueamento A reduzirá consideravelmente o consumo de produtos químicos, como o dióxido de cloro (35%) e soda (45%), e o consumo de energia (62%). Toda essa economia influenciará diretamente na diminuição da carga de efluentes destinada à estação de tratamento: a vazão deverá ser reduzida para menos da metade do que é descartado hoje.

Como parte da responsabilidade social do projeto, foram doadas, durante as obras, uma sala de entrevistas e recrutamento de trabalhadores, localizada na sede da Associação Comunitária de Barra do Riacho (ACBR). Por meio de uma parceria com o Sistema Nacional do Emprego (Sine), o espaço foi utilizado para seleção de candidatos ao projeto e para os demais investimentos que estão acontecendo no município.

Outro compromisso importante foi com a segurança dos trabalhadores. Em aproximadamente um ano e meio de obras, nenhum acidente de trabalho com afastamento foi registrado, tanto com empregados da Fibria quanto com os colaboradores das mais de 16 empresas parceiras que atuaram no projeto.

Branqueamento

O branqueamento é uma das etapas do processo de produção da celulose e consiste em clarear a fibra, tornando-a alva e livre de impurezas. Esse processo é feito a partir do tratamento com peróxido de hidrogênio, dióxido de cloro e soda cáustica. Pode-se definir o branqueamento como um tratamento que visa melhorar as propriedades da celulose industrial, como a alvura, limpeza e pureza química.

Sobre a Fibria

A Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose. Sua operação, integralmente baseada em plantios florestais renováveis, inclui também a produção anual de 179 mil toneladas de papel. Com áreas florestais nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a Fibria tem uma base florestal total de 875 mil hectares, dos quais 323 mil são destinados à preservação permanente.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA