23.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Cariacica se consolida como polo logístico

Reduzindo burocracias para empresas, município de Cariacica é estratégico para armazenamento, transporte e distribuição de produtos

Cariacica tem ganhado destaque no cenário econômico do Espírito Santo como importante polo logístico, apesar de não ter terminais marítimos. Segundo informação da prefeitura municipal, são 2603 empresas de logística e 259 centros de distribuição. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Lúcia Dornellas, conta que uma das prioridades do município é estimular a competitividade e facilitar a abertura de novas empresas.

“Temos trabalhado muito na desburocratização do ambiente de negócios para que a gente atenda com cada vez mais rapidez as solicitações de abertura de empresas na cidade, cumprindo a legislação. A maior parte das necessidades do empreendedor podem ser resolvidas à distância, sem necessidade de ir à prefeitura, dando agilidade a esses processos de aberturas e renovações das licenças e alvarás”, explicou a secretária.

- Continua após a publicidade -
Cariacica se consolida como polo logístico
Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação fala de novo polo empresarial com área cedida pelo estado – Foto: Claudio Postay Semcom/PMC

Ela comenta ainda sobre as duas leis de incentivo que garantem redução de tributos para empresas que se instalam em Cariacica. “Para garantir o benefício, o empreendimento precisa fazer a solicitação oficial à prefeitura. Nós vamos avaliar os critérios estabelecidos, que têm a ver com priorizar a contratação de mão de obra local, em parceria com o Sine, entre outros compromissos que a empresa assume. A gente analisa, vê se atende aos critérios e concede o benefício se estiver tudo certinho. As facilidades incluem isenção de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI)”.

Ela completa que o município está investindo em infraestrutura para acompanhar esse desenvolvimento. “Estamos iluminando os locais que levam aos polos que possuem empresas, fazendo pavimentação, melhorando a segurança no município com cerco inteligente e instalando câmeras. No final do ano passado, o governo do estado cedeu uma área na divisa entre Cariacica e Serra para a prefeitura, para o nosso novo polo empresarial. Ainda estamos formatando a governança, vamos investir na infraestrutura. Teremos cerca de dois milhões de metros quadrados disponíveis para a instalação de novas empresas”, completou Lúcia.

Além das políticas de atração de empresas, a localização estratégica da cidade, cortada pelas BRs 101 e 262, próxima do aeroporto, do Porto de Vitória e do Porto de Capuaba, em Vila Velha, ajuda a chamar a atenção das empresas de logística.
“Ao longo dos últimos três anos, o município de Cariacica vem se transformando em um importante polo logístico do Estado, graças não só a nossa posição estratégica, mas às políticas de atração de empresas e um ambiente favorável de negócio.

A prova disso são os carros elétricos e híbridos das montadoras chinesas que, após desembarcarem no Espírito Santo, são distribuídos para todo o país a partir de Cariacica. Tudo isso favorece a expansão dos mercados, geração de emprego e renda para o cidadão e o desenvolvimento econômico do município”, ressaltou o prefeito Euclério Sampaio.

Cariacica se consolida como polo logístico
Prefeito Euclério Sampaio ressalta que município investe em políticas para atrair empresas – Foto: Claudio Postay Semcom/PMC

Desde 2023, todos os veículos elétricos da marcha chinesa BYD chegam ao porto seco, às margens da Rodovia do Contorno. Lá, eles passam pelo chamado processo de “tropicalização” para serem levados para várias partes do país.

No pátio da empresa GDL, os automóveis passam por uma inspeção, têm seus adesivos trocados do inglês para português, assim como as configurações de idiomas na central multimídia. Depois, os suportes de placas são montados e os manuais são inseridos no porta-luvas.

Portos secos têm 1,5 mil m² para armazenar mercadorias em Cariacica

A retroárea de portos secos localizada em Cariacica é considerada a maior do Brasil. Juntos, os três portos secos formam uma área de 1,5 mi m² para armazenagem.
Porto seco ou Estação Aduaneira do Interior (EADI) é um local que, conectado a uma rodovia, ferrovia ou aeroporto, atua como terminal intermodal para o transporte, armazenamento ou consolidação de mercadorias. Dando apoio à importação e exportação, o terminal atrai outras atividades logísticas, ofertando uma diversidade de opções e tempo reduzido de movimentação de produtos.

Empresas podem funcionar sem alvará

Cariacica foi o primeiro município do Espírito Santo e o 17º do país a adotar a Lei da Liberdade Econômica, que foi sancionada em 2019 e isenta algumas empresas de alvará para exercerem sua atividade. O objetivo é reduzir burocracias. Atualmente, no município, as empresas de logística e distribuição de produtos estão entre os 786 tipos de empreendimentos que podem funcionar assim que tiverem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA