21 C
Vitória
quinta-feira, 23 maio, 2024

Feriado no ES: confira o horário de bancos e supermercados

As agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira (17), mas supermercados abrem em horário especial

Por Amanda Amaral

Atenção ao horário dos bancos e supermercados na segunda-feira (17). Não haverá atendimento nas agências bancárias em razão do feriado estadual em comemoração ao dia da padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. No caso do varejo supermercadista, o atendimento acontecerá das 08 às 18 horas.

- Continua após a publicidade -

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) orienta que os clientes priorizem o atendimento eletrônico, evitando ir às agências antes ou após o feriado. Isso porque o movimento costuma ser maior.

Ao longo dos demais dias, caso alguma prefeitura ou órgão público decrete ponto facultativo ou feriado, as suas unidades vão seguir as determinações locais, segundo o banco capixaba. O horário de funcionamento dos Postos de Atendimento (PAs) será definido pela agência ou órgão público onde está instalada a unidade.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos feriados poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte, sem a incidência de multa. O Banestes segue a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Isso porque conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados e as agências não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

As áreas de autoatendimento dos bancos ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto no fim de semana, de acordo com a Fenabran.

supermercados
Os consumidores capixabas devem ficar atentos ao encerramento das atividades nos supermercados no feriado. Foto: Divulgação

Supermercados

Já os supermercados seguem o previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho da Federação do Comércio e do Sindicomerciários, que define que o varejo supermercadista tem regras especiais de funcionamento, fixado o horário de atendimento das 08 às 18 horas nos feriados.

A Associação Capixaba de Supemercados (Acaps) alerta os seus associados quanto ao cumprimento do horário especial e também das regras referentes ao labor dos funcionários nos feriados, descritas na Convenção.

Outro alerta é para as convenções ou aditivos que tenham sido firmados com o sindicado dos comerciários e os sindicatos patronais dos municípios, principalmente em cidades do interior, que podem trazer outras orientações.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA