22.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 DE março DE 2025

Fazenda desenvolve sistema para solicitação de cálculo do ICMS importação

Novo sistema, integrado com a Receita Federal, tem o objetivo de simplificar, modernizar e otimizar as operações aduaneiras no Espírito Santo

Por Kikina Sessa

Buscando simplificar, modernizar e otimizar as operações aduaneiras no Brasil, a Receita Federal criou um sistema único para as declarações de importação feitas pelas empresas de comércio exterior. No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já colocou em produção a primeira etapa do seu novo sistema. Por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior do Espírito Santo (Siicex), sucessor do Sistema de Comércio Exterior do Espírito Santo (Sicex), é possível solicitar a exoneração e o pagamento de ICMS de importações amparadas pela Declaração Única de Importação (Duimp).

A Duimp passou a ser obrigatória em determinadas situações a partir de outubro de 2024, substituindo a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI). A meta da Receita é acelerar o processo de desembaraço aduaneiro, com a redução em até 40% do tempo gasto, além de centralizar as informações em um único sistema.

Apesar de a Sefaz disponibilizar o novo sistema desde dezembro de 2024, poucas empresas estão utilizando o Siicex. A maioria das importações para o Estado ainda está sendo documentada por Declarações de Importação (DIs), enquanto o Siicex é exclusivo para o tratamento de Declarações Únicas de Importação (Duimps). 

LEIA MAIS
Varejo capixaba tem o melhor bimestre dos últimos 24 anos Varejo capixaba tem o melhor bimestre dos últimos 24 anos - Último bimestre de 2024 apresentou aumento de 5,2% nas vendas do varejo, puxado pelas compras de Natal
Estudo aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio Estudo aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio - Usando o Balanço de Pagamentos, pelo qual o Banco Central registra operações realizadas no país, prejuízo anual aos estabelecimentos comerciais do país chega a R$ 117…

Auditor fiscal da Receita estadual, Rodrigo Cotta reforça que a Receita Federal estabeleceu um calendário de migração para a Duimp que prevê o desligamento da DI em dezembro de 2025, com a migração completa da DI para Duimp. Até lá, ambos os sistemas estarão disponíveis, tanto o Sicex, para as DIs, quanto o Siicex, para as Duimps.

O Sindicato do Comércio de Importação e Exportação no Estado (Sindiex) disse que o sistema foi tema de diversas reuniões entre a entidade e a Sefaz, e que acompanhou as fases de implementação e testes dessa “ferramenta essencial para as empresas de comércio exterior do Estado”.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA