A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) está lançando o edital inédito de apoio à editoração e publicação de periódicos científicos estaduais
Por Paula Bourguignon
O objetivo é consolidar e melhorar a classificação dos periódicos científicos capixabas no sistema Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fape lançou um edital inédito de apoio financeiro: é a chamada 17/2022 de Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.
Os periódicos são revistas, boletins, anuários, entre outros tipos de veículos digitais, que divulgam novas pesquisas científicas e com isso, o progresso da ciência. O edital é destinado a três faixas de classificação dos periódicos no sistema Qualis (consultar no edital).
- ES: Mais de 32 mil novos empregos em 2022
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Podem submeter propostas os editores de periódicos científicos vinculados às instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P), públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo.
O período de submissão já está aberto e segue próximo dia 20 de setembro. O site para inscrição é o www.sigfapes.es.gov.br.
O edital destina R$ 600 mil, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), para apoiar financeiramente as propostas. O valor pode ser utilizado para custeio dos periódicos, ou seja, na compra de materiais de consumo e na contratação de serviços de terceiros.
“Já faz tempo que os indicadores da ciência que demonstram o que está sendo produzido em conhecimento científico é avaliado de acordo com os chamados periódicos, ou seja, com o que é divulgado nas revistas científicas. Então, não adianta produzir conhecimento na academia se o pesquisador não consegue publicar os resultados dos seus projetos. Fomentar que esses periódicos, que essas revistas científicas, sejam aqui do Estado é fundamental porque significa valorização para o Espírito Santo e também é um demonstrativo da importância que se dá para que o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel.
Para conferir o edital só acessar estes link