24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Fapes amplia verba para projetos de inovação em TI

A expectativa é a de que os editais estejam abertos ainda no primeiro semestre deste

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) anunciou a ampliação de R$ 9 para R$ 15 milhões nos recursos destinados à inovação das indústrias capixabas. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Fundação, Denio Rabello Arantes, durante o Café com TI, evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo (Sindinfo), na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), no último dia 25 de abril.

A expectativa é a de que os editais estejam abertos ainda no primeiro semestre deste ano nas áreas de capacitação de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para negociação com fundos de investimento, transferência de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e outras áreas do setor. As empresas que queiram elaborar seus projetos poderão contar com o apoio do Sindinfo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O acompanhamento dos processos visa a tornar as empresas mais eficazes na formatação dos projetos para ter acesso aos recursos.

- Continua após a publicidade -

“Precisamos de um olhar especial acerca do trabalho desenvolvido na área de tecnologia da informação para que não fiquemos para trás em relação ao resto do mundo. A Fapes precisa se aproximar ainda mais do setor produtivo e, nesse sentido, se voltar para atividades que não sejam desenvolvidas apenas no meio acadêmico”, garantiu o diretor-presidente da Fapes.

Modernização

Em um futuro próximo, as novas tecnologias da indústria digital 4.0, que se caracteriza pela integração dos processos de produção com o ambiente digital, por meio de novas tecnologias, vão dominar o mercado. Segundo o presidente do Sindinfo, Luciano Raizer.

Os investimentos no setor têm o objetivo de modernizar as indústrias, seguindo o modelo das economias mais desenvolvidas do mundo. A incorporação de novas tecnologias digitais pode aumentar a produtividade e promover o crescimento do estado e, consequentemente, do país. Isso explica o motivo pelo qual o setor de TI capixaba recebe um montante expressivo de investimentos como forma de fomentar a Indústria 4.0 e tornar as empresas mais competitivas.


LEIA MAIS

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA