26.8 C
Vitória
sábado, 28 março, 2020

Aberto edital para incentivar indústrias de tecnologia do Estado

Leia Também

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Governo autoriza ações de telemedicina em caráter temporário

A telemedicina foi lierada temporariamente durante a pandemia instalada no mundo e, mais recentemente, no Brasil pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).  

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

O edital Projetos Demandantes de Tecnologias Habilitadoras disponibiliza recursos financeiros para apoiar as empresas de tecnologia

Com o objetivo de incentivar a inovação, por meio das empresas que utilizam ou propõe-se utilizar das tecnologias habilitadoras, foi lançado o edital Projetos Demandantes de Tecnologias Habilitadoras disponibiliza recursos financeiros para apoiá-las.

A chamada pública foi lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), com recursos provenientes do repasse da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) ao Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec/MCI).

As empresas que desenvolvem tecnologias habilitadoras como Blockchain, Internet das Coisas – IoT, Inteligência Artificial – IA, Ciência de Dados (Big Data, Deep Learning, Machine Learning) e Sistemas simuladores (tempo real X predições), serão contempladas.

Sendo assim, cada proposta poderá receber até R$ 100 mil, e o proponente deverá aportar uma contrapartida de 10%. Os interessados em participar do edital devem submeter suas propostas no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes) até o dia 17 de janeiro de 2020.

O objetivo do edital é incentivar a inovação, por meio das empresas que utilizam ou propõe-se utilizar das tecnologias habilitadoras como Blockchain, Internet das Coisas – IoT, entre outras. – Foto: Reprodução

Além disso, a chamada prevê a seleção de até 20 empresas para atividades de capacitação a serem realizadas no Núcleo de Transformação Digital (Cidig) entre abril e outubro de 2020. Após esta fase, a Fapes fará o aporte financeiro no modelo de subvenção econômica para as empresas que alcançarem os melhores resultados conforme os critérios de avaliação final de projeto dispostos no edital.

“Esperamos apoiar projetos que impulsionem as atividades de inovação e a competitividade de empresas capixabas. O investimento visa dinamizar e incrementar a economia do Espírito Santo nas áreas que envolvem as bases para o desenvolvimento da indústria 4.0 e da transformação digital” ressalta o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

Para o diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Informática no Estado do Espírito Santo (Sindinfo), Luciano Raizer, “este edital é fruto de meses trabalho de articulação do Sindinfo, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), junto à Fapes e a MCI.

Segundo Raiser, ainda existe muito o que fazer, mas o sindicato se encontra otimista com o esforço destes agentes em promover, por intermédio de ações como esta, o desenvolvimento das empresas de tecnologia do estado. “A nossa instituição busca contribuir para colocar o Espírito Santo entre os estados mais inovadores do Brasil”, destaca ele.

Quem pode participar?

Entre os principais requisitos para as empresas participarem do processo é estarem sediadas no Espírito Santo, cadastradas no Sistema de Informação e Gestão da Fapes (Sigfapepes) e ser residente do estado. Outras exigências como receita bruta, Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ) e outras informações complementares, podem ser conferidas no edital disponível no link https://bit.ly/33iEzPm

Como se inscrever?

O prazo para envio das propostas vai até o dia 17 de janeiro de 2020 e a publicação do resultado de habilitação será no dia 23 de janeiro de 2020. Vale lembrar que os projetos selecionados terão duração de 12 meses não prorrogáveis.

Os formulários para inscrição estão disponíveis na área do edital no Sistema de Informação e Gestão da FAPES – SIGFAPES (www.sigfapes.es.gov.br).

Evento

Outras ações estratégicas estão em andamento. Com o tema “Big Data e Inteligência Artificial – IA”, o Sindinfo promoverá o Encontro Capixaba da Industria de Tecnologia da Informação – Encati –  com dicas e informações sobre o edital aberto, palestras e outras ações para fortalecer o setor.

O encontro acontece no dia 5 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Para quem quer participar do evento, as inscrições estão disponíveis no portal do Sindinfo www.sindinfo.com.br

Leia Também:
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade