32.4 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Contando as histórias da família empresária

Leia Também

Ampliação de auxílio emergencial será votada até quarta (08), diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa deve votar até a quarta-feira (08), a ampliação do auxílio emergencial.

IRPF: liberada consulta a lote residual de restituição

A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda para Pessoa Física (IPRF) referentes aos exercícios de 2008 a 2019.

Novas leis sancionadas para o enfrentamento ao novo coronavírus

O governador Renato Casagrande sancionou cinco leis nas áreas econômica, social e de segurança pública, publicadas hoje (07), no Diário Oficial.

Governo decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (09)

De acordo com o governo, a medida é para colaborar com o distanciamento social. Também não haverá expediente na sexta-feira (10). 

Para garantir o sucesso dos negócios é fundamental compartilhar propósito e valores entre as gerações.

Para se manter os membros de uma família empresária coesos e evitar conflitos, é fundamental assegurar que eles compartilhem o propósito e os valores desse núcleo parental.

Uma das melhores formas de preservá-los conectados é contar a história de seus antepassados e do negócio. O propósito é a razão de ser da família e da sua relação com a empresa. Os valores são os princípios e crenças que sempre pautaram a conduta individual dos membros e a forma de eles se relacionarem enquanto grupo.

À medida que a família e a empresa crescem, aumenta a distância entre os familiares. Eles se espalham pelo mundo, entram em contato com outras culturas. Surgem genros e noras, que trazem outros valores. Além disso, profissionais não familiares passam a ocupar cargos de liderança.

Esses fenômenos podem levar à apatia das novas gerações em relação à empresa e ao seu afastamento dos propósitos e dos valores dos seus ascendentes. Por trás de toda empresa familiar há uma história de sonhos, lutas, abnegação e conquistas. Como consequência, essa narrativa cria uma referência para a tomada de decisões. E norteia as ações e os comportamentos dos familiares.

Sucesso da Família Empresária

Aqui vale a citação de Jacques Bossuet, padre e orador do século XVII. “A história é o grande espelho da vida humana; instrui com a experiência e corrige com o exemplo”. Contar sistematicamente a saga de empreendedorismo do fundador, preservar os registros da família e transmiti-los através das gerações. Esse é o caminho para manter todos conectados à tradição e aos valores que marcam o sucesso. Da mesma forma, engajam os mais jovens, geram pertencimento e encantam os clientes.

Conhecer a história permite às novas gerações ter uma dimensão efetiva da representação dos mitos familiares e reeditá-los ou até mesmo questioná-los. Assim, preservando-se tudo aquilo que até aqui proporcionou o fortalecimento do núcleo familiar. E sem negar os elementos característicos da geração emergente.

O sucesso da empresa familiar no longo prazo depende, claro, de vários outros fatores. entre eles, uma governança corporativa e familiar bem estruturada, o desenvolvimento dos membros enquanto acionistas e um olhar profissional para a gestão do negócio. No entanto, contar a história da família e da empresa dá sentido ao desafio. Assim, prepara os integrantes para trilharem com sucesso a jornada.


CONSELHO DE FAMÍLIA

Propósito e dos Valores
O conselho de família é um órgão da governança familiar fundamental para a preservação e a transmissão do propósito e dos valores parentais para as novas gerações. “Clãs” empresários com um conselho de família bem estruturado podem agregar um comitê de transmissão do legado, que se encarregará de pôr em prática mecanismos e estratégias para contar e difundir as histórias dos antepassados entre os herdeiros.


MISSÃO

Mantendo a família engajada
Segundo Scott Bedbury, ex-diretor de Marketing da Nike e da Starbucks, uma missão inspiradora é o primeiro capítulo da história de uma marca. Da mesma forma, a história de uma família empresária, quando construída coerentemente em torno de uma clara missão, é um combustível para o engajamento das futuras gerações.


PROTOCOLO FAMILIAR

Registrando propósito e valores
Pesquisa realizada pelo IBGC, em 2017, apontou apontou que em 64% dos entrevistados não havia registro do propósito e dos valores da família em documentos. Quando há, apenas 26% o fazem no protocolo familiar ou no acordo de sócios. Ter um protocolo familiar que se inicie pelo registro do propósito e dos valores é fundamental. Assim, todos os membros possam compartilhar da identidade e da trajetória.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade