23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Falta de oxigênio matou peixes da Lagoa Juara

A ausência de oxigênio da lagoa foi causada pela diminuição do nível de água  por causa da seca e do esgoto.

 

Relatório da a Prefeitura da Serra, no Espírito Santo, aponta que a morte de milhares de peixes na Lagoa Juara, na Serra, foi provocada por falta de oxigênio, consequente da diminuição do nível de água por causa da seca e do esgoto.

- Continua após a publicidade -

Durante os dias 20 e 25 de setembro, os peixes apareceram mortos no local e a Prefeitura então recolheu toneladas de animais mortos para análise e proibiu a pesca no local. “A gente nunca viu isso aqui, foi a primeira vez que aconteceu e deixou pesadores e ribeirinhos bem assustados. “, disse o presidente da Associação de Pescadores, Deraldo Balestreiro. Por causa disso, a Associação de Pescadores está trazendo peixe de Linhares pra vender na Serra, o que aumenta bastante os custos de produção.  “O peixe chega para nós a quase R$ 8, mas a gente continua vendendo a R$ 10 o quilo. Vamos ver até quando a gente consegue”, completou.

Na última quinta-feira (3), foi realizada uma audiência pública, na Câmara de Vereadores da Serra, convocada pelo vereador Gilmar (PT), a pedido do movimento ambientalista do município e também dos pescadores e moradores da região, porque embora o prazo dado pela prefeitura para o relatória havia sido de 20 dias, as respostas não tinham sido dadas após 42 dias.

Diversas secretarias municipais foram convidadas, além de órgãos ambientais estaduais e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), atento à possibilidade de diversos empreendimentos no entorno da lagoa.

A prefeitura, segundo a secretária de Meio Ambiente da Serra, Graciele Petarli Venturoti, está tentando resolver o problema. “A Juara fica numa área urbanizada e recebe esgoto desde a década de 70. O município vem tentando fazer esse controle dos lançamentos irregulares, mas nem todos são possíveis de serem identificados de imediato”, explicou. A secretária acredita que a situação deverá ficar melhor com o retorno da chuva e informou que a prefeitura irá firmar parceria com o governo do estado para incentivar os produtores rurais das áreas vizinhas à lagoa a aderir ao Programa Reflorestar.

Foto: Divulgação/ Ibraff

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA