24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Evento cria Balcão de Empregos para pessoas com deficiência

Mais de 680 vagas estão disponíveis, aproximando esses profissionais das empresas capixabas.

Por Gustavo Costa

Atitudes podem mudar o mercado e as vidas de quem está inserido nele. Pensando nisso, os organizadores do Reconecta anunciaram a criação do Balcão de Empregos. Essa iniciativa busca conectar as empresas do Estado e pessoas com deficiência, além de reabilitados em busca de inserção profissional. Já foram divulgadas no site do evento mais de 680 vagas disponíveis para esse fim.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa mostra a que veio o Reconecta, que acontecerá entre 4 e 7 de dezembro, e se consolida como a maior ação de inclusão e acessibilidade do Espírito Santo. O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e pela Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES).

No Reconecta, grandes empresas do Estado ocuparão os balcões disponíveis, ofertando vagas e compartilhando boas práticas de inclusão. Assim, as pessoas com deficiência e reabilitados terão a oportunidade de se inscrever nos processos seletivos. A ideia é que possam sair do Reconecta já contratados, podendo levar currículos, tirar dúvidas e conhecer as oportunidades ofertadas. No site do evento, o “Mural de Vagas” permite que todas as companhias cadastrem oportunidades de trabalho para esse público específico. Até o momento, 685 vagas foram cadastradas, abrindo portas para um mercado mais inclusivo e diversificado.

O objetivo da iniciativa é assegurar um ambiente totalmente inclusivo, explicou a Procuradora do MPT-ES, Fernanda Barreto Naves. “Além de garantir um ambiente acessível, eliminando todas as barreiras arquitetônicas (as que existem nos edifícios públicos e privados), tecnológicas (as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias) e de comunicação/informação (entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação) existentes, a empresa deve trabalhar para afastar o preconceito e a discriminação. Com efeito, a principal barreira encontrada para a inclusão das pessoas com deficiência é a barreira atitudinal. Assim, deve o empregador promover a conscientização e sensibilização de todas as pessoas empregadas sobre a importância da inclusão e da diversidade no meio ambiente de trabalho”, enfatizou.

Os interessados podem conferir as vagas de emprego no Mural de Vagas. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA