22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Estudantes capixabas participam da 5ª edição do Encontro Jovem Mar

Evento realizado no sul da Bahia reuniu 60 jovens várias partes do litoral brasileiro

Por Patrícia Battestin

Estudantes capixabas participaram da A 5ª edição do Encontro Jovem Mar, que aconteceu no final de setembro, em Caravelas, no extremo Sul da Bahia. O evento é realizado desde 2015 e conta com a presença de jovens da Rede Biomar, foi organizado pelo Projeto Albatroz e Meros do Brasil, em parceria com outros projetos de preservação da vida marinha.

- Continua após a publicidade -

Três jovens atuantes do programa Jovem Monitor do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras Socioambiental, são alunos de escolas públicas e recebem bolsa auxílio para atuarem na recepção e interpretação ambiental no Espaço Baleia Jubarte na Praça do Papa, em Vitória.

Os alunos têm a experiência na sensibilização ambiental e atendimento dos visitantes em terra, além de experienciar a atividade de monitoramento de baleias e golfinhos durante o turismo de observação em águas capixabas.

Encontro Jovem Mar
60 jovens de diversas regiões do país participaram do evento na Bahia. Foto: divulgação.

O tema desta 5ª edição foi “Territorialidade, Ciência Oceânica e cultura popular: os coletivos jovens e a invenção do mundo”. Durante o encontro de três dias, 60 jovens de várias partes do litoral brasileiro puderam trocar experiências, visões, discutir problemas que afetam o bioma marinho e participar de atividades culturais e de integração.

Os alunos puderam ainda embarcar para ver as baleias e conhecer o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situado ao norte da importante área marinha que é conhecida como plataforma dos Abrolhos, o grande berçário das baleias jubarte no Brasil.

Renan Santos, estudante de biologia que começou sua vida profissional no Projeto Baleia Jubarte e hoje é assistente de educação ambiental e coordena os jovens monitores, descreve com entusiasmo a participação dos jovens no encontro.

“A gente participou de ações culturais, oficinas de reutilização de santinhos políticos, descobrimos novas habilidades com foco na diversidade cultural e um mundo mais sustentável. Além de conhecer abrolhos, ver muitas baleias, mergulhar com os corais, peixes, tartarugas, conhecer esse local protegido e de altíssima importância, foi uma excelente oportunidade de trocar experiências com os jovens do Brasil que buscam um futuro melhor”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA