21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Estado planeja renovar mais de 80% da frota com ar até 2026

Ainda em 2023, serão entregues 40 veículos adicionais, somando-se aos 100 carros entregues neste ano

Por Kebim Tamanini

O sistema Transcol receberá, até o final deste ano, mais 40 ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi e tecnologia sustentável. Esses novos veículos integrarão a frota, totalizando aproximadamente 1.600 ônibus, dos quais 700 já contam com sistema de climatização. O objetivo do Governo do Estado é alcançar mais de 80% dos serviços oferecidos com sistemas de ventilação até 2026.

- Continua após a publicidade -

O governador Renato Casagrande enfatizou o significativo reforço na frota do Transcol. “Somos um dos estados com um dos maiores índices de ônibus com ar-condicionado e continuaremos investindo para proporcionar cada vez mais conforto e qualidade aos usuários do transporte público”, destacou.

É importante ressaltar que não há cobranças adicionais para utilizar os ônibus equipados com ar-condicionado. Essas mudanças fazem parte do processo de substituição da frota antiga por veículos climatizados e sustentáveis, iniciado em 2019.

“Estamos realizando diversos investimentos para renovar a frota e aprimorar o Transcol, incorporando tecnologia nos coletivos e no sistema de cobrança, além de priorizar obras que beneficiam o transporte público e diversificar os modais, entre outras iniciativas”, esclareceu o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Ainda em 2023, serão entregues 40 veículos adicionais, somando-se aos 100 carros entregues neste ano
Sistema Transcol terá mais 50 veículos elétricos nos próximos anos. Foto: Divulgação

Ônibus elétricos

O Governo do Estado planeja incorporar 50 ônibus elétricos ao Sistema Transcol até 2027. Atualmente, quatro veículos desse tipo já estão em operação nos municípios da Grande Vitória.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) afirmou, por meio de nota, que “a previsão é que essa medida seja implementada nos próximos quatro anos”. De acordo com a pasta, “a utilização de ônibus elétricos no transporte público traz diversos benefícios, como a redução da emissão de poluentes, economia de combustível, promoção da mobilidade sustentável, diminuição do ruído nas áreas urbanas, entre outros.”

Quanto à questão ambiental, a política de tornar o transporte público na Região Metropolitana mais sustentável é uma das principais prioridades da atual administração capixaba. Cabe destacar que, em média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 por ano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA