26 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto, 2022

Estado ganha primeiro ecoponto temático

esbrasil-ecoponto-tematico-serra
A população também vai contar com o Ecoponto Quintal, uma área de lazer e educação ambiental para divertir e conscientizar. O equipamento foi instalado no bairro Vila Nova de Colares - Foto: Divulgação/PMS

O Ecoponto Quintal é uma área de lazer e educação ambiental para divertir e conscientizar

Por Wesley Ribeiro 

O primeiro ecoponto temático do Espírito Santo foi inaugurado na última terça-feira, 21 de junho de 2022, no município da Serra. A novidade sustentável vai auxiliar moradores com o descarte voluntário de resíduos de vários tipos e tamanhos.

A população também vai contar com o Ecoponto Quintal, uma área de lazer e educação ambiental para divertir e conscientizar. O equipamento foi instalado no bairro Vila Nova de Colares.

O espaço Ecoponto foi pensado para que o morador possa ter um local ecológico para descartar de forma consciente resíduos, com acesso controlado e organizado com caixas estacionárias separadas e identificadas para cada tipo de resíduo.

Como por exemplo entulho de obras, TVs, micro-ondas, sofás e colchões, lâmpadas, móveis, madeira, óleo de cozinha, pilhas, baterias, restos de poda em geral, pneus, entre outros.

O serviço será completo, além da estrutura para gerenciamento de resíduos, o Ecoponto Quintal também vai proporcionar diversão com aprendizado. O intuito é que além de promover ações concretas socioambientais, também seja construído diariamente a ideia de que a preservação do meio ambiente depende de ações, atitudes, hábitos, costumes e valores tomadas em prol da sustentabilidade no cotidiano.

O espaço é feito de materiais reaproveitados, e as atividades ofertadas têm viés educativo ambiental que incentiva os usuários a adotar uma postura mais sustentável a respeito do lixo produzido no dia a dia e medidas de preservação do planeta. Uma maneira lúdica de aprender sobre a importância da destinação correta do lixo e os cuidados com o meio ambiente.

Moradora a 32 anos de Vila Nova de Colares, Carla Paloma foi prestigiar a inauguração do Ecoponto e disse estar feliz com as mudanças para melhorar o bairro.

“É gratificante ver esse espaço bacana, com um objetivo de preservar o meio ambiente e lazer que as crianças podem brincar em segurança e aprender, pensando no futuro.

Ecoponto

Onde: Vila Nova de Colares
Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vila Nova de Colares.
Horário: segunda a sábado, das 6h às 18h
Tipos de resíduos: Caixas estacionárias individuais para o descarte de podas, móveis e madeiras; entulho da construção civil até 1,5m³ (quinze sacos de rafe), eletroeletrônicos e pneus. Contêineres para lâmpadas, pilhas e baterias, bem como materiais recicláveis. Bombona para óleo de cozinha. O serviço é gratuito e disponível para toda a população.

Com informações da Prefeitura Municipal da Serra (PMS).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade