26.9 C
Vitória
sexta-feira, 5 março, 2021

Estado comemora Semana do Meio Ambiente em solenidade especial no Palácio Anchieta

Para celebrar um conjunto de ações em prol do meio ambiente, e comemorando o Ano Internacional da Biodiversidade e a Semana Estadual do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizam na terça-feira (01) uma cerimônia oficial, a partir das 15 horas, no Palácio Anchieta.

Durante o evento, o Governo apresentará algumas das principais ações voltadas para a preservação ambiental, como a criação de novas áreas de proteção integral ao meio ambiente; o lançamento de linhas de financiamento para pesquisas e projetos em prol da preservação e adequação ambiental; a elaboração de políticas públicas voltadas à qualidade de vida, e o reconhecimento de proprietários de reservas particulares.

Unidades de Conservação

Na ocasião, será encaminhado à Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o projeto de Lei que institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC), que define diretrizes para a criação e gestão das Unidades de Conservação (UCs) no Espírito Santo.

Também será encaminhado o projeto de Lei de criação do Monumento Natural Serra das Torres. Localizado nos municípios de Muqui, Atílio Vivacque e Mimoso do Sul, um dos últimos e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica no Espírito Santo pode se tornar uma área de proteção integral, ou seja, um local onde não será permitida a exploração ou ocupação indevida do solo.

Em 2010, o Iema reconheceu oito novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Somando as áreas criadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) com as já criadas e reconhecidas pelo órgão, o Governo do Estado passa a ser responsável por 83% dos 3.732 hectares protegidos por RPPNs em território capixaba.

Em homenagem aos seus proprietários, durante a solenidade serão entregues pelo Governo do Estado, certificados aos que já estiverem com a documentação regularizada para criação destas reservas.

Decretos

Fortalecer a preservação e recuperação da Mata Atlântica. Este é o objetivo de dois Decretos: o de “Reconhecimento”, que oficializa os dez corredores ecológicos terrestres definidos como prioritários para o Espírito Santo e o Corredor Marinho do Rio Doce; e o de “Identificação das Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade”, que aponta também as regiões mais importantes para criação de UCs.

A partir da assinatura deste último, estas áreas passam a ter um tratamento especial e a receber recursos de condicionantes ambientais e de conversões de multa, além de congregar projetos ambientais que vão ajudar a fortalecer a preservação de seus ecossistemas.

Além disso, para estimular ações voltadas para a recuperação e a adequação ambiental, em parceria com a Seama, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) lança durante a cerimônia, uma linha de crédito do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua) para produtores rurais.

O valor máximo financiável é de R$ 30 mil, com prazo total de pagamento de até 12 anos e 2% de juros ao ano. O recurso pode ser utilizado para aquisição de mudas, cercamentos, mão-de-obra, entre outros benefícios como averbação de Reserva Legal.

E por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, o Governo do Estado celebra parceria com o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservacy do Brasil (TNC) para ações de recuperação e conservação de vegetação nativa; criação e ampliação de UCs; suporte aos programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) ; e implementação de instrumentos de incentivo à conservação ambiental.

Estado Sustentável

Para contar a história da reestruturação e dos avanços que foram efetivados na área de meio ambiente e recursos hídricos durante oito anos de gestão, o Governo do Estado lança, durante a solenidade em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade e a Semana do Meio Ambiente, o livro “Novo Espírito Santo – Estado Sustentável”.

Com belas fotografias, a publicação apresenta ainda algumas das maravilhas do patrimônio natural remanescente no Estado. Produzida com papel elaborado a partir de matéria-prima de floresta plantada para este fim, a caixa que a protege está revestida com papel artesanal feito no Estado, poupando recursos da natureza e gerando renda.

Foto: Dani Klein

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro ante fevereiro/2020, diz Anfavea

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 197 mil veículos foram montados em fevereiro, o volume mais baixo dos últimos sete meses Por...

Casagrande anuncia nova mudança no primeiro escalão do Governo

Essa é a segunda troca feita pelo Governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta em uma semana

Atividade do Norte e Centro-Oeste avança em 2020, diz BC; demais regiões recuam

Ainda que o processo econômico descrito tenha caracterizado todas as regiões, os resultados de 2020 dos IBCR divergiram - Norte e Centro-Oeste registraram desempenho...

Empresários e parlamentares comemoram aprovação de projeto que socorre setor de eventos

A Câmara Federal aprovou, na noite da última quarta-feira (3), o projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)

Veterinária morre no Recife com a ‘doença da urina preta’

Familiares e amigos de Priscyla prestaram homenagens nas redes sociais: "o céu hoje estará te recebendo com muita luz" Por Pedro Jordão, especial para o...

Instituto Butantan recebe insumos para 14 milhões de doses da Coronavac

A previsão é de que até o fim de março o Governo de São Paulo e o instituto façam o repasse de mais 21...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Cesta básica fica mais barata em Vitória no mês de fevereiro

O levantamento do Dieese apontou que a queda foi uma das maiores registradas entre as capitais na última pesquisa.

CVM confirma investigação de ‘insider trading’ na Petrobras

Investidor desconhecido lucrou R$ 18 milhões em compra de papéis. A operação só faria sentido se ele tivesse informação privilegiada, o que é crime no Brasil desde 2001.

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro ante fevereiro/2020, diz Anfavea

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 197 mil veículos foram montados em fevereiro, o volume mais baixo dos últimos sete meses Por...

Ufes registra quarta cultivar de café conilon junto ao Mapa

O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a UFRJ e resultou numa cultivar propícia para produção de café solúvel.

Vida Capixaba

Em documentário experimental, mulheres revelam desafios enfrentados na música

A produção audiovisual vai ao ar na próxima segunda, 8, "Dia Internacional Da Mulher"

MORENNA realiza exame do COVID para gravação de clipe

Cantora capixaba realiza exame do COVID em mais de 30 pessoas de sua equipe para poder realizar gravação de videoclipe Aposta da Warner Music como...

Crianças podem, sim, usar creme dental com flúor

É o que afirma Moysés Netto cirurgião dentista, professor universitário em odontopediatria e doutor em ciências da saúde

Condenado a 44 anos por estupro de criança em São Mateus

Caso ganhou repercussão nacional por causa de gravidez da vítima, que tinha 10 anos e é sobrinha do agressor.
Continua após publicidade