22.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Estado amplia atendimento em neuropediatria

Ao todo, serão mais 960 consultas mensais na área de neuropediatria na rede pública estadual

Por Redação

O governo do Espírito Santo segue ampliando o serviço de consultas em neuropediatria na rede estadual. Na manhã desta terça-feira (4), tiveram início os novos serviços de atendimento no Hospital Estadual Infantil de Vitória (HINSG), por meio do convênio firmado na contratação de profissionais especializados. O objetivo da medida é garantir maior assistência na área, além de qualificar os serviços de atendimento.

- Continua após a publicidade -

Na última semana, a administração estadual já havia anunciado novos investimentos no atendimento ao público infantil na rede hospitalar do estado. Na sexta (31), o governador Renato Casagrande (PSB) informou a ampliação de setores do Hospital  Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), no bairro Soteco, em Vila Velha.

A reforma do Himaba projeta mais 140 leitos clínicos de enfermaria pediátrica, 15 leitos de UTIN médio risco, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) alto risco e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), além de cinco salas cirúrgicas. Também serão contemplados na reforma todos os ambientes hospitalares necessários para o pleno funcionamento dos leitos, como farmácia, almoxarifado, CME, refeitório, cozinha, expurgo, DML, entre outros. O investimento supera R$ 32 milhões.

Para a área da neuropediatria, a unidade de Vila Velha contará com 950, sendo 350 presenciais e 600 por tele consulta.

Estado amplia atendimento em neuropediatria
Casagrande visitou a unidade para acompanhar o início do serviço. Foto: Hélio Filho/Secom

Na manhã desta terça-feira (4), Casagrande visitou o HINSG para acompanhar o início dos novos serviços da unidade especializada em neurologia. Agora, com o novo investimento, serão ofertadas 960 consultas mensais na unidade, sendo 40 diárias, de segunda a sábado.

No total, serão 640 consultas presenciais e 320 pela modalidade de tele consulta. No entanto, só estará disponível a opção após o primeiro atendimento presencial. O contrato também prevê atendimento para pacientes internados e terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses, com investimento inicial de aproximadamente R$ 2,6 milhões.

“Essa é uma especialidade [neuropediatria] que necessita de um profissional muito difícil de encontrar no Espírito Santo. Para garantir a oferta desse serviço, fizemos a contratação de uma empresa para que a gente possa ofertar quase mil consultas por mês. Assim, o Governo do Estado trabalha para que todos capixabas tenham um atendimento digno na área de saúde”, afirmou Casagrande.

Durante a visita à unidade hospitalar, o secretário de Saúde, Miguel Duarte, ressaltou a importância da contratação das consultas e os esforços empenhados para ampliar o número de atendimentos nessa especialidade no Estado. “Esse é um passo muito importante para a ampliação de assistência nessa especialidade no Estado. Estamos trabalhando para proporcionar o melhor atendimento aos cidadãos capixabas e conseguir acompanhar de perto todos que precisam desse atendimento tão importante”, disse.

No Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, a oferta mensal será de 950 consultas em neuropediatria, sendo 350 presenciais e 600 por tele consulta – por meio de pactuação entre a Sesa e a Organização Social contratada para fazer a gestão da unidade, o Instituto Acqua. O serviço de tele consulta está previsto para iniciar ainda neste mês.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA