O Espírito Santo será representado no maior evento do mundo sobre resíduos sólidos
Por Munik Vieira
O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, realizado em Brasília, teve início nessa terça-feira (22) e apresenta cases de sucesso na área ecológica.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Representando o Espírito Santo, Gustavo Ribeiro, Diretor da Marca Ambiental, fala sobre o Parque de Ecoindústrias desenvolvido no município de Cariacica. O Congresso Internacional acontece no formato híbrido e será transmitido virtualmente.
Parque de Ecoindústrias
O modelo sustentável trata-se de um ambiente que reúne indústrias que promovem a logística reversa e a valorização dos resíduos através da reciclagem. Por lá, o “lixo” retorna ao seu ciclo produtivo.
“O Parque de Ecoindústrias compõe a nossa teia de soluções ambientais sustentáveis para o segmento de resíduos. Nossa missão é oferecer soluções completas para o gerenciamento de resíduos e ser a melhor e mais completa central de tratamento de resíduos do país, até 2023”, afirma Gustavo Ribeiro.
Atualmente, dez empresas compõem o Parque. São indústrias de valorização de resíduos como plástico, papel, vidro, pneus, resíduos da construção civil, óleo de cozinha, insumos orgânicos, entre outros.
De acordo com Gustavo, o evento é uma grande oportunidade de mostrar o que o Espírito Santo tem feito com seus resíduos. Em 2020, o Estado ficou em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados na categoria destinação de lixo. O levantamento foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
“É uma honra poder mostrar a nossa contribuição na promoção de um mundo mais sustentável e promover, de fato, a economia circular. Ter uma empresa capixaba numa pauta de âmbito internacional junto a agentes transformadores, é motivo de orgulho. Entendemos que o setor privado desempenha um papel primordial, seja no alinhamento de suas atividades à agenda global de sustentabilidade, dados os recursos financeiros que têm em mãos e a capacidade de impactar a sociedade, ou pelo poder de influenciar seus públicos e, com isso, contribuir para direcionar comportamentos positivos nas gerações atual e futura”, disse o diretor.
A palestra de Gustavo Ribeiro acontece nesta quinta-feira (24), às 14h35. O site para inscrição gratuita é www.cidadeslixozero.com.br