30.5 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Espírito Santo recebe alerta de chuvas intensas

O alerta laranja, do Inmet, prevê fortes chuvas, grandes acumulado de chuva, risco de alagamentos e ventos intensos em todas as regiões capixabas

Por Ivi Rafaela

Devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o tempo se mantém instável no o Espírito Santo. Muitas nuvens e previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões, com risco de acumulados significativos em alguns pontos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo, cor laranja, com riscos de tempestade, chuva forte e grande acumulado de chuva em todo Estado.

- Continua após a publicidade -

O aviso de tempestade começou na manhã desta quarta-feira, 30 e é válido até a próxima quinta-feira, 01 de dezembro às 03h. A previsão é de chuva entre30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta é para as cidades de Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Iúna, São José do Calçados.

Já o aviso de acumulado de chuvas é válido até às 10h, também desta quinta-feira, com chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em 70 cidades do Estado. São elas: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

Para outras 20 cidades, a previsão é de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. São estas cidades: Águia Branca, Aracruz, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Governador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Marilândia, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.

Dezembro

O último mês do ano começa com instabilidade devido a presença da umidade trazida pelos ventos costeiros, mesmo com o canal de umidade perdendo força sobre o Espírito Santo. O que irá resultar em grandes acumulados pontuais de chuva e o vento sopra com moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano. E a previsão é que siga assim até o próximo domingo, 04, quando a previsão de chuva é menor na Região Sul e Serrana do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA