22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Espírito Santo já se qualifica para receber delegações na copa

Espírito Santo já se qualifica para receber delegações na copaDiretor-geral do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, Ricardo Trade , destacou os fatores que podem fazer com que o Estado seja centro de treinamento de algumas seleções durante a Copa de 2014. Setor de comércio e serviços já começa a se preparar para o aumento da demanda.

Depois do anúncio da Fifa de que o Espírito Santo está habilitado para ser usado como hospedagem de delegações durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, os diversos atores da economia capixaba já começam a se preparar. Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), em parceria com o Governo do Estado e com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), trouxe ao Estado o diretor-geral do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, Ricardo Trade. Ele falou aos capixabas no dia 06 de setembro, no Palácio Anchieta, explicando o funcionamento do evento e as oportunidades que devem surgir não apenas em 2014, mas que podem se extender até 2018, quando o país sediará a Copa América.

- Continua após a publicidade -

De acordo com números divulgados por Ricardo, com base em uma projeção elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a realização da Copa injetará R$ 112,8 bi na economia brasileira até 2014, gerando cerca de 3,6 milhões de empregos a cada ano. O saldo será positivo para a população brasileira, que deve ter um acréscimo de R$ 63,5 bi na sua renda. “Uma Copa do Mundo não se trata apenas de esporte, é também turismo e negócios. Entre os maiores legados deixados por um evento deste porte está o turismo, tanto para as cidades-sede como para as não-sede”, comentou Trade.

O diretor-geral destacou ainda um dos fatores que favorecem o Espírito Santo em uma participação mais ativa do evento: a localização estratégica, próxima aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que sediarão os jogos. Esta localização, além da boa estrutura que os capixabas oferecem, já atraíram para o Estado representantes das delegações de Noruega, Alemanha, Holanda e Japão. Contudo, até o momento, nenhum país confirmou o Espírito Santo como centro de treinamento de suas delegações.

Trade frisou ainda a necessidade de preparação dos agentes locais, que deve começar bem antes da realização do evento. “Não basta ser bonito para receber o turista, tem que também oferecer qualidade na hospedagem e nos serviços”, comentou o diretor-geral do COL. Ele lembrou que, além do potencial para atrair eventos corporativos, o Espírito Santo tem grandes chances de realizar eventos esportivos, que vão movimentar os negócios e gerar outras oportunidades. “O Estado está se capacitando no caminho certo”, afirmou Ricardo.

O secretário de Turismo do Espírito Santo, Alexandre Passos, destacou que somente em 2012 houve um incremento de 35% no número de eventos realizados no Estado, na comparação com 2011. Esses eventos já estão impulsionando a busca por qualificação no setor de serviços. Este ano, já foram anunciados no Estado cinco novos hotéis, que garantirão pelo menos mais mil leitos daqui a dois anos. Ao mesmo tempo, 5500 pessoas estão sendo capacitadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no ramo da hotelaria. Ainda segundo Passos, uma parceria com a Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes) está garantindo aos taxistas o aprendizado de outros idiomas, essencial para que eles possam lidar de maneira adequada com turistas de outras nacionalidades.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA