24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Espírito Santo em 9º no ranking dos que mais geram empregos

Em abril, 33.643 pessoas foram demitidas, mas 38.642 foram contratadas, o que gerou saldo positivo de 4.999 novos empregos 

Por Amanda Amaral 

O Espírito Santo alcançou a 9º posição dentre os estados brasileiros que mais geraram empregos formais em abril, um crescimento na comparação mensal de 0,64%, acima da média brasileira (+0,48%).  Houve a demissão de 33.643 pessoas, mas a contratação de 38.642, gerando um saldo positivo de 4.999 novos postos de trabalho. 

- Continua após a publicidade -

O desempenho foi decorrente dos resultados positivos obtidos dos setores de Serviços (+2.673) e da Agropecuária (+1.011). No acumulado do ano, o saldo é +17.497 novos vínculos trabalhistas. Vila Velha (+873) se destacou entre os municípios que mais criaram empregos.

Taxa de Desemprego

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) divulgados nesta segunda-feira (06). “O Espírito Santo retomou o crescimento econômico em um ritmo acelerado e vem batendo recordes na geração de empregos. No ano passado, foram aproximadamente 53 mil postos de trabalho, segundo o Caged”, afirmou o diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.

Ele complementou: “A nossa taxa de desemprego, de acordo com a PNAD –  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, também vem apresentando redução. É a nona menor taxa do país. Estamos reduzindo o desemprego com aumento real da renda do trabalhador, conseguindo combinar isso. Na perspectiva social, o Estado também está reduzindo a pobreza, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE. Em 2020, reduzimos de 20,2% para 18,7%, a pobreza no Espírito Santo, abaixo da média nacional, de 24,1%”.

Espírito Santo em 9º no ranking dos que mais geram empregos
O diretor de Integração do IJSN, Pablo Lira, destacou a redução das taxas de desemprego e pobreza. Foto: Divulgação

Atividades econômicas

Dentre as atividades econômicas, quase todas apresentaram desempenho positivo. Destaque para Serviços (+2.673) e Agropecuária (+1.011), com as melhores performances. Depois, estão os setores de Indústria Geral (+886) e Comércio (+463). O único resultado negativo ocorreu no setor da Construção (-34).

No Espírito Santo, o setor de Serviços apresentou números positivos em todos os subsetores, com o destaque de crescimento de vínculos em Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (+1.950).

Estados brasileiros e municípios 

O Espírito Santo (+0,64%), alcançou a 9º posição dentre os estados brasileiros, ficando acima da média brasileira (+0,48%). Em relação às demais Unidades da Federação (UFs), aquela que apresentou o melhor desempenho no saldo líquido de empregos foi o Amapá (+1,04%) e a que obteve o pior desempenho foi Pernambuco (-0,06%). 

Em todo o Brasil, foram criadas em abril 196.966 vagas de trabalho com carteira assinada, conforme divulgado pelo Caged. 

Dos municípios capixabas com mais de 30 mil habitantes que tiveram saldos positivos em seus postos de trabalho, os melhores resultados ocorreram em Vitória (+763), Linhares (+857) e Vila Velha (+873).  Por outro lado, os municípios que apresentaram as maiores quedas de vínculos foram Nova Venécia (-27), São Gabriel da Palha (-65) e Serra (-112).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA