23.8 C
Vitória
sexta-feira, 10 maio, 2024

Esmaltar as unhas piora micoses?

Esmaltar as unhas durante o tratamento de micose pode comprometer a eficácia do medicamento ou interferir no tempo do tratamento?

O costume de fazer as unhas faz parte da rotina de beleza no Brasil, mas é necessário manter a atenção para que o hábito de usar esmaltes não seja prejudicial à saúde delas.

Passar esmalte nas unhas é um hábito de autocuidado e influencia positivamente na autoestima, no entanto, é necessário atentar-se ao estado das unhas para a esmaltação. Caso haja deformação, descolamento na unha, aspecto mais grosso ou alteração na cor, é hora de procurar um dermatologista. Um diagnóstico possível para esses sintomas é a onicomicose, uma infecção comum causada por fungos que se instalam nas unhas das mãos e dos pés.

- Continua após a publicidade -

No caso do diagnóstico positivo para a micose de unha, o tratamento precisa ser iniciado o quanto antes pois, dura em torno de 6 meses para as unhas das mãos e de 9 a 12 meses para as unhas dos pés, tudo vai depender da rapidez com que as unhas crescem, assim como da quantidade de fungos presentes.

No entanto, além do uso do antimicótico é indispensável seguir com os seguintes cuidados:

  1. Manter as unhas bem higienizadas: Manter as unhas bem cortadas, higienizadas são bons hábitos. O ideal é mantê-las sempre limpas e curtas. Também é importante deixar os pés e as mãos limpos e secos e se possível, arejados.
  2. Levar os próprios utensílios em salões de beleza: É sempre bom verificar se todo o material que será utilizado está esterilizado. Se puder levar seu próprio kit, é ainda melhor, pois esmaltes cosméticos podem ser contaminados por fungos e ser um meio de transmissão. Lembre-se de descartar lixas e palitos usados nas unhas doentes e de higienizar seu material após usá-los em unhas contaminadas.
  3. Evitar pisar descalço em vestiários comunitários: O simples contato com superfícies contaminadas já é o suficiente para a transmissão, portanto, é necessário usar calçados para caminhar no chão úmido. As medidas preventivas são sempre a melhor opção para evitar o contágio.
  4. Escolher sapatos abertos e que não façam os pés transpirarem: Os fungos preferem ambientes escuros e úmidos para proliferar e, uma forma de evitar a contaminação é optar por sapatos mais arejados, que permitam que os pés permaneçam secos e que não apertem as unhas.

E não se preocupe, se quiser manter estética das unhas, existem esmaltes terapêuticos que podem ser usado com esmaltes cosméticos. Ou seja, durante o tratamento não é necessário abrir mão do ritual de beleza, basta se informar com uma/um esteticista!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA