Na comparação entre julho e junho, houve redução de 8,61% nas vendas de veículos de todos os segmentos no Espírito Santo
Por Amanda Amaral
Foram vendidos 5.846 veículos de todos os segmentos em julho no Estado, contra 6.397 no mês imediatamente anterior, o que representa uma queda de 8,61%. As informações são do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Espírito Santo (Sincodives).
Cabe lembrar que a variação mensal entre os meses de junho e maio (6.947) também apresentou retração com diferença percentual de 7,2%.
- ES: especialista analisa deflação de 0,36% em agosto
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Na comparação com o ano anterior, quando no mesmo mês foram emplacadas 6.231 unidades, a redução é de 6,18%. No acumulado até julho, foram vendidos 39.019 veículos, se comparado ao mesmo período de 2021, quando foram emplacados 40.467, a retração foi de 3,58%.
“Com a nova redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI, sobre automóveis, anunciada pelo Governo Federal, que passou de 18,5% para 24,75%, a partir do dia 01 de agosto, antevemos fechar o ano com um resultado pelo menos igual ao realizado em 2021. Caso a produção venha retornar à normalidade, e com estimulo do Governo reduzindo o IPI, podemos estimar um crescimento em torno de 5% para os segmentos de autos e comerciais leves”, apontou o presidente do Sindicoves, Riguel Chieppe, em divulgação do Sincodives.
No Brasil
No Brasil, os emplacamentos de veículos também registraram retração de 2,6%, se comparado ao mês imediatamente anterior, e queda de 0,6%, em relação a julho de 2021, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No acumulado, dos sete primeiros meses do ano, o setor apresentou resultado próximo da estabilidade, quando comparado ao mesmo período de 2021, com baixa de 2,7%.
Com informações do Sincodives e da Fenabrave.