23.8 C
Vitória
quarta-feira, 4 DE dezembro DE 2024

ES é o único Estado com uma base do Samu em cada cidade

Nos últimos três anos o serviço foi implantado em 62 municípios. Hoje a cobertura abrange 100% dos capixabas

Por Patrícia Battestin

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é quem presta a primeira assistência para quem precisa utilizar o sistema de saúde. E hoje o Espírito Santo conta com uma base do Samu em cada cidade.

Nos últimos três anos e meio, o serviço foi implantado em 62 novas cidades. A expansão faz parte do programa “Samu para Todos”. De acordo com o subsecretário de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, o Estado é o único do Brasil com base do Samu em todos os municípios, garantindo maior qualidade de vida e segurança à população.

“Durante o ano de 2022 conseguimos concretizar a cobertura do serviço em todas as regiões do Estado, sendo o Espírito Santo o único do País com uma base por município. Era um grande desejo e proposta do Governo. Com isso é possível proporcionar mais qualidade de vida e segurança para todos, garantindo uma resposta mais rápida nos atendimentos”, ressaltou.

- Publicidade -

Atualmente o Estado conta com 112 ambulâncias distribuídas de norte a sul, sendo 31 de suporte básico e 21 avançado, além de 1.300 profissionais atuantes. Veja como o serviço está distribuído por regiões.

Região Metropolitana

Composta por 23 municípios, a Região Metropolitana de Saúde registrou, entre janeiro e os primeiros dez dias de dezembro de 2022, mais de 134 mil chamados. Nos últimos quatro anos foram 506.328 notificações, sendo os principais atendimentos os clínicos, acidentes e psiquiátricos.

O serviço conta com mais de 730 profissionais de diferentes áreas. Atualmente, a região dispõe de 42 ambulâncias, sendo 12 do tipo Unidade de Suporte Avançado à Vida (USA) e 30 de Suporte Básica à Vida (USB), distribuídas em 34 bases.

Entre os anos de 2020 e 2021, a atividade foi implantada em sete cidades e chegou a 100% de cobertura populacional. Foram elas: Santa Leopoldina, Ibatiba, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. Também foram inauguradas neste período 10 bases descentralizadoras.

Região Central/Norte

Todos os 29 municípios que compõem a região de saúde Central/Norte já estão contemplados com as bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192. Ao todo, 433 profissionais entre enfermeiros, técnicos, condutores socorristas e médicos fazem parte da equipe para atender à população em situações de risco à vida.

A assistência na região Central/Norte dispõe atualmente de 44 ambulâncias, divididas entre Unidade de Suporte Avançado à Vida (USA) e de Suporte Básica à Vida (USB), distribuídas em 37 bases.

Neste ano de 2022, até o décimo dia de dezembro, foram registrados 35.745 atendimentos na região, tendo os principais chamados classificados como: clínico, causas externas e psiquiátrico.

Região Sul

Os 26 municípios do sul do Estado contam, cada um, com uma base descentralizada do Samu 192. A expansão do serviço resultou na ampliação do quantitativo de atendimentos anuais. Somente em 2022, entre o mês de janeiro e o último dia 10 de dezembro, a região contabilizou 32.087 atendimentos.

Ao longo desse período, os três principais tipos de chamados foram, respectivamente: clínico, causas externas e psiquiátrico.

Outro dado importante refere-se à frota de transporte de pacientes. Ao todo, são 28 ambulâncias de Suporte Básico à Vida (USB) e seis ambulâncias de Unidade de Suporte Avançado.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA