26.9 C
Vitória
segunda-feira, 6 maio, 2024

Cuidado redobrado com saúde bucal das crianças

As  férias escolares estão chegando e  segundo especialistas os pais devem ficar atentos ao risco de fraturas nos dentes por conta de quedas

Por Patrícia Battestin 

Já chegamos no dia 07 de dezembro e logo iniciamos o período das férias escolares. Nesta ocasião sempre ocorrem mudanças na rotina dos pequenos. O momento é de diversão e muitas brincadeiras, porém, os cuidados com a saúde bucal não devem ser deixados de lado.

- Continua após a publicidade -

Infelizmente acompanhado da programação especial está o aumento do consumo de guloseimas e de quedas, o que pode acabar em traumas dentais.

A alimentação geralmente é alterada nesse período, assim como os horários em que as refeições são servidas. A dentista Catarina Riva, revela que o excesso de doces pode ser prejudicial tanto à gengiva quanto aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização, apontando, ainda, que esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries. “Um sorvete ou uma sobremesa não faz mal a ninguém, contudo é preciso ter cautela”, comenta.

“Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açucares e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e pelo fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que, repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, aponta.

dentista Catarina Riva
A dentista Catarina Riva explica que o excesso de doces é prejudicial para gengiva e dentes. Foto: Arthur Louzada.

Catarina ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma. “A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter problemas dentários. Por isso, é necessário sempre lembrar às crianças da escovação. Se possível, acompanhá-las durante esse momento”, ressalta.

Os adultos devem ficar atentos com brincadeiras perigosas, como correr, andar de bicicleta e escaladas. Em todas essas situações as crianças estão propensas a caírem e se machucarem, provocando traumas nos dentes. Para a especialista, é necessária a supervisão dos pais durante as brincadeiras, mas, caso ocorra algum trauma na boca da criança, nem tudo está perdido. Catarina revela o que pode ser feito em caso de lesões:

“Quando ocorrem lesões nessa área, o primeiro passo é lavá-las com soro fisiológico. Em caso de quebra ou perda total do dente, o recomendado é que o pai o guarde e leve imediatamente ao dentista com a criança, pois, em alguns casos, há a possibilidade de reimplante”, aconselha.

De toda a forma, é preciso ter muita atenção para que os descuidos nas férias não prejudiquem os pequenos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA