27.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

ES: setor de serviços inicia 2023 com alta

O desempenho do setor de serviços no ES foi o 3º melhor do país, a média nacional foi negativa em janeiro

Por Amanda Amaral 

O setor de Serviços no Espírito Santo iniciou o ano com alta de 3,9% em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2022, já a média nacional foi de queda no período (-3,1%). Foi o 3º melhor desempenho entre os estados brasileiros. No mês, a receita nominal expandiu +5,5%.

- Continua após a publicidade -

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostrou que em todas as medidas de desempenho, a receita nominal permaneceu em patamar superior ao volume de vendas, evidenciando o impacto da inflação sobre o setor capixaba, segundo a análise da Coordenação de Estudos Econômicos (CEE) do Instituto Jones Santos Neves (IJSN).

Na divulgação dos dados da PMS pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a entidade destacou que o resultado de janeiro de 2023 é ainda mais positivo por ser um setor que se recuperou de forma mais tardia das medidas restritivas, mas que, atualmente, está acima do patamar pré-pandemia.

“A federação acredita que o último trimestre de 2022, que foi um pouco menos movimentado no setor de serviços, contribuiu para o resultado positivo acima da média nacional neste primeiro mês de 2023”, ressalta a nota.

Interanual

Na comparação entre janeiro de 2023 e janeiro de 20222, o crescimento foi de +5,8%, resultado inferior ao do país (+6,1%). Neste caso, o Espírito Santo obteve o 16º melhor desempenho entre as Unidades da Federação (UFs).

Na mesma base de comparação, apresentaram crescimento os segmentos: Outros serviços (+19,5%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (+15,9%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+6,0%).

Destaque para Serviços prestados às famílias (alojamento, alimentação, academia de ginástica, cursos de idioma, salões de beleza, entre outras atividades), que apresentou a segunda retração depois de vinte altas seguidas, -7,9%, e Serviços de informação e comunicação, que fechou em -2,9%.

Na comparação interanual, a receita nominal apresentou crescimento de +10,4%, puxado pela elevação em três das cinco atividades averiguadas: Outros serviços (+30,6%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (+24,1%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+10,6%). Na mesma base de comparação, os resultados negativos vieram de Serviços de informação e comunicação (-4,9%) e Serviços prestados às famílias (-0,4%).

Acumulado em 12 meses

O volume de serviços capixaba acumulado em 12 meses apresentou crescimento em todos os segmentos, totalizando +8,6%, superando o aumento de +8,0% verificado no Brasil. Nesta base de comparação, a receita nominal aumentou +16,4%, com expansão nos cinco seguimentos examinados, destaque para os seguintes seguimentos: Outros serviços (30,00%) e Serviços prestados às famílias (+24,3).

SERVIÇOS
A equipe do IJSN realiza análises de indicadores econômicos. Foto: Divulgação /IJSN

Atividades turísticas

O volume das atividades turísticas, medido pelo Índice de Atividades Turísticas – IATUR2, caiu -2,0% entre janeiro de 2023 e dezembro de 2022. Já comparado ao mesmo mês de 2022, houve alta de +2,6%. No acumulado em 12 meses, houve crescimento de +22,8%. Para as mesmas bases de comparação, a receita nominal das atividades turísticas apresentou variações de +2,3% frente ao mês imediatamente anterior, +17,7% na comparação interanual, +40,1% no acumulado no em 12 meses.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA