A JUCEES recebeu 100% em todos os quesitos do ranking geral do Reclame DREI, que avalia o atendimento das Juntas Comerciais
Por Amanda Amaral
A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES) recebeu 100% em todos os quesitos do ranking geral do Reclame DREI, divulgado nesta quinta-feira (07), e que avalia o atendimento das Juntas Comerciais de todo o país.
Com um índice de efetividade de 92%, entre as 27 instituições brasileiras, o desempenho do capixaba foi superior à de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
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Do total de 845 reclamações recebidas pelo DREI referente ao ano de 2021, apenas 1,42% são do Espírito Santo. A JUCEES recebeu 12 demandas, 11 atendimentos foram classificados como “ótimo” e apenas um deles como “bom”, dentro dos critérios do relatório. Em razão disso, o estado capixaba apresentou 92% de aproveitamento com relação à efetividade.
Ranking Geral
Porém, o Espírito Santo ficou com 100% no ranking geral em todos os outros quesitos estabelecidos pelo Departamento Nacional. São eles: prazo para atendimento/resposta à demanda; qualidade; e medidas adotadas. Além de ter cumprido com a exigência de publicidade ao “Reclame ao DREI”.
Para o presidente da JUCEES, Victor Bolelli, o desempenho capixaba está relacionado as ações que visam dar celeridade aos trâmites para a abertura de empresas e atendimento ao empresário, entre elas o uso de tecnologias. Ele lembrou que em 2019, o Estado estava em 15º no ranking do Reclame DREI.
Celeridade no atendimento
“A Junta Comercial criou um Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, no qual utilizamos um bot chamado Jujú. Recebemos muitas demandas por lá e a resposta e instantânea. Temos ainda o atendimento por telefone com vários servidores públicos disponíveis para isso e um escritório para o atendimento presencial”, conta.
Outra aposta da JUCEES, que contribui para diminuir as reclamações, é o serviço 100% digital, em que o empreendedor não precisa aguardar para ser atendido e consegue o CNPJ em menos de um minuto, segundo Victo Bolelli.
“Estamos em segundo lugar nacional, atrás de Sergipe, entre os estados em que a abertura de empresas é mais rápida. No Espírito Santo, o empresário pode fazer seu registro e receber a resposta em até 15 horas. Gostaríamos muito que utilizassem mais a opção online, pois com ela se gasta apenas um minuto, caso o empreendedor opte pelo deferimento automático”, explica.
Novos serviços
A JUCEES está avaliando disponibilizar novos serviços online, segundo presidente da instituição. Entre eles, uma avaliação de viabilidade sobre a disponibilidade do local pretendido pela empresa. A previsão é de que seja disponibilizado em 2013.
Outra opção para os empresários capixabas será um sistema de pesquisa para análise de quantos empreendimentos do mesmo segmento existem na região em que se pretende instalar o novo negócio.
Victor Bolelli ressaltou ainda duas medidas que também auxiliaram no processo de melhoria no atendimento aos empresários capixabas: o Simplifica-ES, que visa desburocratizar o ambiente de negócios; e a dispensa do licenciamento ambiental para aproximadamente 600 CNAEs de empreendimentos de baixo impacto ambiental.
Desempenho de outros estados
São Paulo, por exemplo, obteve 98% de aproveitamento em dois dos quesitos e obteve como maior nota 99% com relação às medidas adotadas, mesma nota do Rio de Janeiro, que só não conseguiu 100% no quesito em questão. Minas Gerais obteve 97% em prazo para atendimento, 96% em qualidade e 99% em medidas adotadas.
O Reclame ao DREI é um canal institucional, por meio do qual, o cidadão, empresário e qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar para o envio de reclamações, elogios ou denúncias acerca da atuação das Juntas Comerciais. Ele é divulgado pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI).
Confira o relatório do DREI aqui!