20.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

ES é destaque em ranking nacional de atendimento ao empresário

A JUCEES recebeu 100% em todos os quesitos do ranking geral do Reclame DREI, que avalia o atendimento das Juntas Comerciais

Por Amanda Amaral

A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES) recebeu 100% em todos os quesitos do ranking geral do Reclame DREI, divulgado nesta quinta-feira (07), e que avalia o atendimento das Juntas Comerciais de todo o país. 

- Continua após a publicidade -

Com um índice de efetividade de 92%, entre as 27 instituições brasileiras, o desempenho do capixaba foi superior à de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Do total de 845 reclamações recebidas pelo DREI referente ao ano de 2021, apenas 1,42% são do Espírito Santo. A JUCEES recebeu 12 demandas, 11 atendimentos foram classificados como “ótimo” e apenas um deles como “bom”, dentro dos critérios do relatório. Em razão disso, o estado capixaba apresentou 92% de aproveitamento com relação à efetividade.

Ranking Geral

Porém, o Espírito Santo ficou com 100% no ranking geral em todos os outros quesitos estabelecidos pelo Departamento Nacional. São eles: prazo para atendimento/resposta à demanda; qualidade; e medidas adotadas. Além de ter cumprido com a exigência de publicidade ao “Reclame ao DREI”.

Para o presidente da JUCEES, Victor Bolelli, o desempenho capixaba está relacionado as ações que visam dar celeridade aos trâmites para a abertura de empresas e atendimento ao empresário, entre elas o uso de tecnologias. Ele lembrou que em 2019, o Estado estava em 15º no ranking do Reclame DREI.

Celeridade no atendimento

“A Junta Comercial criou um Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, no qual utilizamos um bot chamado Jujú. Recebemos muitas demandas por lá e a resposta e instantânea. Temos ainda o atendimento por telefone com vários servidores públicos disponíveis para isso e um escritório para o atendimento presencial”, conta.

Outra aposta da JUCEES, que contribui para diminuir as reclamações, é o serviço 100% digital, em que o empreendedor não precisa aguardar para ser atendido e consegue o CNPJ em menos de um minuto, segundo Victo Bolelli.

“Estamos em segundo lugar nacional, atrás de Sergipe, entre os estados em que a abertura de empresas é mais rápida. No Espírito Santo, o empresário pode fazer seu registro e receber a resposta em até 15 horas. Gostaríamos muito que utilizassem mais a opção online, pois com ela se gasta apenas um minuto, caso o empreendedor opte pelo deferimento automático”, explica.

Novos serviços

A JUCEES está avaliando disponibilizar novos serviços online, segundo presidente da instituição. Entre eles, uma avaliação de viabilidade sobre a disponibilidade do local pretendido pela empresa. A previsão é de que seja disponibilizado em 2013.

ES é destaque em ranking nacional de atendimento ao empresário
A equipe da JUCEES está criando novos serviços para melhorar o atendimento aos empresários. Foto: Divulgação/Sefaz

Outra opção para os empresários capixabas será um sistema de pesquisa para análise de quantos empreendimentos do mesmo segmento existem na região em que se pretende instalar o novo negócio.

Victor Bolelli ressaltou ainda duas medidas que também auxiliaram no processo de melhoria no atendimento aos empresários capixabas: o Simplifica-ES, que visa desburocratizar o ambiente de negócios; e a dispensa do licenciamento ambiental para aproximadamente 600 CNAEs de empreendimentos de baixo impacto ambiental.

Desempenho de outros estados

São Paulo, por exemplo, obteve 98% de aproveitamento em dois dos quesitos e obteve como maior nota 99% com relação às medidas adotadas, mesma nota do Rio de Janeiro, que só não conseguiu 100% no quesito em questão. Minas Gerais obteve 97% em prazo para atendimento, 96% em qualidade e 99% em medidas adotadas.

O Reclame ao DREI é um canal institucional, por meio do qual, o cidadão, empresário e qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar para o envio de reclamações, elogios ou denúncias acerca da atuação das Juntas Comerciais. Ele é divulgado pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI).

Confira o relatório do DREI aqui!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA