24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Ano termina com recorde de empresas abertas no Estado

20.532 novos negócios passaram a movimentar a economia capixaba em 2023.

Por Gustavo Costa

A retomada da confiança na economia pós-pandemia veio traduzida em forma de muita gente confiando no próprio trabalho e querendo abrir o seu negócio. Isso foi visto no número recorde de abertura de empresas em 2023 no Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) em 2023 foram 20.532 novos registros, um aumento de 5,21% em comparação ao ano anterior, equivalendo a uma média de 57 empresas abertas por dia em terras capixabas. Trata-se do maior número de registros da última década.

Varejo de artigos do vestuário e acessórios foi o setor que liderou em número de empresas abertas, com 7.569 registros. O pódio tem ainda as empresas de Promoção de vendas, com 6.891; e Comércio varejista de bebidas, com 5.066 registros.

Segundo o presidente da Jucees, Paulo Alfonso Menegueli, o expressivo número de empresas abertas podem ser explicado por fatores como a redução da burocracia e velocidade no processo. “Várias ações têm melhorado o ambiente de negócios no Estado. O sistema integrador do Simplifica-ES oferece serviços totalmente digitais, o que agiliza o tempo de abertura das empresas. Hoje cerca de 67% dos processos de abertura na Jucees são processados em menos de 10 minutos. O Decreto Estadual nº 5183-R, que dispensou de atos públicos atividades econômicas consideradas de baixo potencial de risco, e a integração com órgãos estaduais e municípios por meio do sistema Simplifica – ES, foram decisivos para facilitar o processo de abertura”, explicou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA