25.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Índia: Ministro diz que guerra na Ucrânia ‘não serve aos interesses de ninguém’

“A índia, como país do Sul Global, viu os desafios que países de baixa renda enfrentam em termos de combustível, alimentos e fertilizantes” acrescentou o ministro

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse que a guerra da Rússia contra a Ucrânia “não serve aos interesses de ninguém”. Ele se recusou, no entanto, a afirmar se seu governo apoiaria uma moção da Assembleia Geral das Nações Unidas condenando a anexação de territórios ucranianos por Moscou.

Jaishankar falou em uma entrevista coletiva conjunta nesta segunda-feira, 10, com a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, após uma reunião bilateral no Parlamento, onde a guerra na Ucrânia foi discutida.

- Continua após a publicidade -

“Temos sido muito claramente contrários ao conflito na Ucrânia. Acreditamos que este conflito não atende aos interesses de ninguém. Nem aos participantes nem mesmo à comunidade internacional”, disse Jaishankar. “Como país do Sul Global, vimos em primeira mão o quanto isso impactou os países de baixa renda, os desafios que eles enfrentam em termos de combustível, alimentos e fertilizantes”, acrescentou.

Questionado se a Índia apoiaria a moção da ONU nesta semana condenando a anexação de quatro regiões da Ucrânia por Moscou, Jaishankar respondeu: “Por uma questão de prudência e política, não prevemos nossos votos com antecedência.”

Com informações de Agência Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA