A empresa responsável pelo estudo sobre dessalinização da água do mar é GS Ínima, e o documento está sob avaliação da Cesan
Por Amanda Amaral
Os estudos para o projeto da usina de dessalinização já estão sob análise da Companhia Espírito-santense de Abastecimento (Cesan), e devem ser submetidos à consulta pública ainda no primeiro semestre deste ano. O intuito é a elaboração de modelagem que aponte solução para a conversão de água do mar em água potável.
A empresa responsável pelos estudos que serão apresentados à população é a empresa vencedora do Edital PMI/SEDES nº 001/2024, a multinacional espanhola GS Ínima – gigante do setor. O projeto que deve ser construído em Guarapari.
O objetivo é a busca por soluções que garantam o abastecimento de água na Região Metropolitana da Grande Vitória, no município de Anchieta e na orla de Aracruz, especialmente em tempos de desafios hídricos, conforme informações do Governo do Estado.
A medida é uma alternativa estratégica para mitigar os efeitos da escassez hídrica e promover o desenvolvimento sustentável da região e o projeto está dentro da Carteira de Parcerias Público Privadas (PPPs) do Estado.

