- Continua após a publicidade -

ES: 82,4 mil novas empresas criadas em 2022

O Espírito Santo é o 11º no ranking de Unidades Federativas (UFs) onde mais surgiram novas empresas em 2022

Por Amanda Amaral

Surgiram 82.412 novos negócios no Espírito Santo durante o ano de 2022. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o estado capixaba está na 11º posição no ranking das Unidades Federativas (UFs) onde mais foram criadas empresas no ano passado.

Os dados do indicador são referentes ao acumulado de 12 meses do ano de 2022, ou seja, número de empresas criadas entre janeiro e dezembro daquele ano, e foram divulgados no final de março pela Serasa.

- Continua após a publicidade -

O líder do levantamento é São Paulo, onde surgiram 1.155.068 novos negócios em 2022. Em segundo lugar, está Minas Gerais, com 404.115. Amapá (7.147) e Roraima (7.740) fecham a lista, com as menores taxas de aberturas no ano.

Em 2022, em todo o Brasil, foram 3.867.295 milhões de novas empresas, de acordo com o indicador. O setor de Serviços liderou o ranking, representando 69,7% das aberturas, seguido pelo Comércio (22,3%), Indústria (6,8%), e 1,2% classificadas como “Demais” (que incluem segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor).

novas empresas
Luiz Rabi, da Serasa, explica que o segmento de alimentação é procurado devido ao baixo investimento inicial. Foto: Divulgação

Segmentos de alimentação

O segmento de Serviços de Alimentação encerrou o ano com o maior número de novas empresas registradas – 278.247 – uma média de 1.109 negócios criados por dia útil. Em seguida, se destacaram os segmentos de Reparação e Manutenção de Prédios e Instalações Elétricas, com a criação de 227.309 novas empresas, e Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal, com 206.588. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a categoria, que engloba atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, ainda é uma das mais procuradas devido ao baixo investimento inicial e o rápido retorno. Isso as tornam alternativas atrativas, além do setor possuir alta demanda em todas as épocas e dificilmente não estar presente na rotina do consumidor”.

Sobre as metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

- Continua após a publicidade -

 

Leia Mais

Semana do MEI no ES tem 30% de...
Espírito Santo registra a abertura de 90 mil...
Programa para transformar aeroportos em polos de negócios 
Mutirão do Serasa permite quitação de dívidas até...
Prefeitura Empreendedora: confira as 9 finalistas do ES
Vitória é o município onde mais se abrem...
Negócios típicos do verão movimentam a economia no...
Serasa, Correios e Febraban fazem mutirão para atender...
Executivos na Escola: inscrições abertas até sexta (8);...
ES: Mais de 1,5 mil novas empresas por...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -