27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

ES: 82,4 mil novas empresas criadas em 2022

O Espírito Santo é o 11º no ranking de Unidades Federativas (UFs) onde mais surgiram novas empresas em 2022

Por Amanda Amaral

Surgiram 82.412 novos negócios no Espírito Santo durante o ano de 2022. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o estado capixaba está na 11º posição no ranking das Unidades Federativas (UFs) onde mais foram criadas empresas no ano passado.

- Continua após a publicidade -

Os dados do indicador são referentes ao acumulado de 12 meses do ano de 2022, ou seja, número de empresas criadas entre janeiro e dezembro daquele ano, e foram divulgados no final de março pela Serasa.

O líder do levantamento é São Paulo, onde surgiram 1.155.068 novos negócios em 2022. Em segundo lugar, está Minas Gerais, com 404.115. Amapá (7.147) e Roraima (7.740) fecham a lista, com as menores taxas de aberturas no ano.

Em 2022, em todo o Brasil, foram 3.867.295 milhões de novas empresas, de acordo com o indicador. O setor de Serviços liderou o ranking, representando 69,7% das aberturas, seguido pelo Comércio (22,3%), Indústria (6,8%), e 1,2% classificadas como “Demais” (que incluem segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor).

novas empresas
Luiz Rabi, da Serasa, explica que o segmento de alimentação é procurado devido ao baixo investimento inicial. Foto: Divulgação

Segmentos de alimentação

O segmento de Serviços de Alimentação encerrou o ano com o maior número de novas empresas registradas – 278.247 – uma média de 1.109 negócios criados por dia útil. Em seguida, se destacaram os segmentos de Reparação e Manutenção de Prédios e Instalações Elétricas, com a criação de 227.309 novas empresas, e Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal, com 206.588. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a categoria, que engloba atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, ainda é uma das mais procuradas devido ao baixo investimento inicial e o rápido retorno. Isso as tornam alternativas atrativas, além do setor possuir alta demanda em todas as épocas e dificilmente não estar presente na rotina do consumidor”.

Sobre as metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA