22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

ES: 3º lugar entre os estados com mais mulheres líderes de empresas

As mulheres líderes de empresas atuam em 43% das companhias no Espírito Santo, seguindo a média brasileira de 40,5%

Por Amanda Amaral

As mulheres líderes de empresas estão à frente de 43% do total de companhias no Espírito Santo. O estado capixaba desponta em terceiro lugar no ranking entre as Unidades Federativas (UFs) com maior concentração de empresas femininas.

- Continua após a publicidade -

As informações são do estudo inédito “Perfil da Empreendedora Brasileira” da Serasa Experian. Em primeiro lugar entre os estados com mais empreendedoras está o Rio de Janeiro (44,4%) e, em seguida, o Alagoas (43,1%).

O estado capixaba segue a tendência da média brasileira, já que das 20,6 milhões de empresas ativas no país, 8,4 milhões (40,5%) têm mulheres como donas ou sócias majoritárias, segundo o levantamento.

Do total de empresas dirigidas por mulheres, que considera os dados nacionais, 84,7% possuem uma única sócia enquanto no universo masculino, esse percentual é menor (77,4%).

Faixa etária

A maior parte das empreendedoras (47,6%), possui entre 40 e 59 anos, o que se equivale aos homens (47,5%). Contudo, a faixa etária em que as elas começam a empreender, entre 20 e 39 anos, o que representa 36,3%, é menor do que a dos homens (32,1%).

Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas brasileiras com até dois anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres (17,2%) do que por homens (14,2%). A maior taxa de representação feminina ocorre na faixa de três a cinco anos de existência, com 28,8% para elas e 25,3% para eles.

Mulheres líderes de empresas
No Brasil, a maior parte das empreendedoras (47,6%), possui entre 40 e 59 anos, Foto: Agência Brasil/EBC

Comércio de confecções

No ranking nacional dos dez principais setores, o comércio de confecções em geral (10,7%) aparece com mais frequência para elas, e indústria de confecções em geral como o menor índice de representatividade (2,1%).

“Estamos focados em apoiar o empreendedorismo no país. Cerca de 29% dos negócios não sobrevivem mais que cinco anos no Brasil e o pilar essencial para reverter essa realidade é investir na saúde financeira. Isso significa dar mais acesso à informação, linhas de crédito e, principalmente educação para um desenvolvimento sustentável. Especificamente sobre a presença feminina no setor, é imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, declara Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Metodologia

O Estudo “Perfil da Empreendedora Brasileira” foi realizado pela Serasa Experian com base em dados internos da empresa que envolvem a análise de 20.636.104 empresas ativas no Brasil. Os indicadores analisados foram representatividade por gênero, idade CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização por UF, porte, faturamento e tempo de abertura das empresas. A metodologia utilizada foi a Mosaic.

Confira os números da pesquisa “Perfil da Empreendedora Brasileira”:

Estados brasileiros com mais mulheres à frente das empresas:

Rio de Janeiro – 44,4%
Alagoas – 43,1%
Espírito Santo – 43%

Empreendedorismo feminino no Brasil:

40,5% das companhias no país possuem mulheres à frente dos negócios.
84, 7% das empresas dirigidas por mulheres possuem uma única sócia.
17,2% das empresas brasileiras com até dois anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres.
47,6% das empreendedoras possui entre 40 e 59 anos.
36,3% representam as que possuem entre 20 e 39 anos.
10,7%, a maioria, atua no comércio de confecções em geral.

Fonte: Serasa Experian. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA