32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

ES: demanda de empresas por crédito cresce 0,9%

O Espírito Santo está entre os 12 estados onde houve maior demanda das empresas por crédito no mês de maio

A busca das empresas no Espírito Santo por recurso financeiro cresceu 0,9% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês de 2022. Com esse resultado, o estado capixaba ficou em 12º lugar entre as Unidades Federativas (UFs) onde houve mais procura por crédito.

As informações são da última pesquisa sobre o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, divulgada em maio de 2023. Mato Grosso (5,7%) e Santa Catarina (5,1%) foram o destaque na busca pelo recurso financeiro no período, enquanto Alagoas (-9,0%) e Amapá (-10,9%) tiveram os menores índices.

- Continua após a publicidade -

A média nacional registrou uma pequena expansão (0,1%) na comparação com maio de 2022. Nesta base de comparação, houve retração do índice entre setembro de 2022, quando marcou -0,7%, até fevereiro de 2023, -10,2%. Já em março deste ano, houve alta de +1,1% e, no mês seguinte, de 0,3%.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que a demanda das empresas por crédito deverá reagir na medida em que a retomada do crescimento econômico ficar mais evidente e as taxas de juros começarem a ceder.

“O crédito é um importante aliado no crescimento das companhias, mas diante da atual taxa de juros imposta pelo Banco Central, ele não tem se mostrado atrativo para os empreendedores, que preferem adiar, por enquanto, a busca por crédito”, disse.
No recorte por setores, “Serviços” e “Demais” expandiram em 1,3% e 4,1%, respectivamente. Enquanto os segmentos de “Indústria” e “Comércio” marcaram retração de 0,9% e 1,3%.

Em maio deste ano, a análise por porte das companhias revelou que as “Médias” foram as únicas a expressar um resultado negativo (-2,2%). As “Micro e Pequenas” mostraram estabilidade (0,1%), enquanto as “Grandes” aumentaram em 8,5% a aquisição de empréstimos empresariais.

crédito
O economisa Luiz Rabi destaca sobre a alta no momento da taxa de juros. Foto: Divulgação/Serasa

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. O ranking integra os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Indicador de Demanda das Empresas por Crédito - Maio 2023

Ranking Percentual
1º - Mato Grosso+5,7%
2º - Santa Catarina+5,1%
3º - Mato Grosso do Sul+2,8%
12º - Espírito Santo+0,1%
26º - Alagoas-9,0%
27º - Amapá-10,9%
Fonte: Serasa Experian.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA