Erick Musso é reeleito presidente da Ales até 2023

Parlamentares decidem manter deputado Ércik Musso à frente da Assembleia Legislativa do ES

O deputado assumiu á frente do legislativo capixaba pela primeira vez em 2016 e, desde então, mesmo com a mudança de governo, não deixou mais a função.

Na manhã desta quarta-feira (27), o Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2021-2023. O deputado Erick Musso (Republicanos) foi reeleito por unanimidade dos 24 parlamentares presentes, em votação nominal.

A sessão preparatória para a Mesa Diretora foi anunciada durante a sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira, pelo deputado Marcelo Santos, que presidia a sessão. E integrava a chapa de Musso, única registrada, como 1º vice-presidente.

O parlamentar Torino Marques veio como 2° vice-presidente. E os deputados Adilson Espindula, Freitas, Marcos Garcia e  Janete Sá, como 1°, 2º, 3° e 4° secretários, respectivamente.

Se posicionaram contrários à chapa de Musso: Fabrício Gandini (Cidadania), Iriny Lopes (PT), Luciano Machado (PV). Tämbém Dary Pagung (PSB) e Sergio Majeski (PSDB). Já o  deputado Theodorico Ferraço (DEM) não votou.

Antecipando decisões

Emenda à Constituição aprovada nesta semana pelo Plenário permitiu a antecipação do pleito. Antes disso, ele era realizado no dia 1º de fevereiro do 1º e 3º anos de cada legislatura. A Mesa eleita nesta quarta-feira comandará a Assembleia Legislativa no período de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023.

A Mesa Diretora é o órgão responsável por organizar e dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Casa. Compõem a mesa o presidente e o 1º e 2º secretários, eleitos a cada dois anos pelos deputados estaduais. Seus membros são eleitos em sessão preparatória, no início do primeiro e terceiro anos da legislatura, sendo permitido ao presidente se reeleger. Para substituir o presidente são eleitos o 1º e 2º vice-presidente. Já para suprir a falta do 1º e 2º secretários são escolhidos o 3º e 4º secretários.

Na edição de novembro da revista ES Brasil, você confere uma entrevista exclusiva cedida pelo deputado Érick Musso em que ele faz um balanço de 2019 sobre a gestão na Ales, anuncia novas ações na Casa que têm como ênfase a prestação de serviço às comunidades e garante que não irá disputar as eleições do ano que vem. “Não serei candidato nas eleições municipais, mas devo participar apoiando projetos em que acredito”, declarou o presidente reeleito. 

 

Conteúdo Publicitário