27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Endereço da História: Campos Sales

Manoel de Campos Salles, Ex-Presidente do Brasil teve sua memória perpetuada nominando municípios no Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro

Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo na turma de 1863, Manuel Ferraz de Campos Sales participou da criação do PRP – Partido Republicano Paulista em 1873, marcando o início de uma vitoriosa carreira política que o levaria à Presidência da República. Foi Deputado Provincial (Estadual), Vereador, Deputado Geral (Federal) e mais uma vez Deputado Provincial, sempre pelo PRP.

Manuel Ferraz de Campos Sales nasceu em Bom Jesus, município de Campinas (hoje cidade de Campos Sales em sua homenagem), no Estado de São Paulo, no dia 15 de fevereiro de 1841. Já adulto, bacharelou-se em Direito, no período de 18 de novembro de 1889 a 22 de janeiro de 1891, tornou-se Ministro da Justiça no Governo Deodoro da Fonseca, depois Senador da República entre 1911 e 1913 e eleito em 1º de maio de 1896 como o terceiro Presidente de São Paulo.

- Continua após a publicidade -

Ao fim do seu mandato na Presidência em 15 de novembro de 1902, continuou atuando na política até ser eleito novamente Senador da República para o período legislativo de 1911 a 1913.

Campos Sales foi eleito Presidente da República em 1º de março de 1898 com 420.286 votos, superando seu principal adversário Lauro Sodré, que obtivera 38.929 votos.
Durante a solenidade de posse, proferiu um discurso que, pela sua atualidade, brasileiros de boa-fé gostaríamos de ouvir partindo do Palácio do Planalto:

“Entendi dever consagrar o meu Governo a uma obra puramente de administração, separando-o dos interesses e paixões partidários, para só cuidar da solução dos complicados problemas que constituem o legado de um longo passado. Entendi que não seria através da vivacidade incandescente das lutas políticas aliás, sem objetivo, que eu chegaria a salvar os créditos da nação”.

Durante seu governo, Campos Sales desenvolveu uma política austera de saneamento econômico, combatendo a inflação sem emissão de moeda e os déficits orçamentários reduzindo despesas e aumentando a receita.

Campos Sales foi o primeiro Presidente brasileiro a viajar ao Exterior, retribuindo a visita do Presidente argentino Júlio Roca ao Rio de Janeiro em 1899. No ano seguinte, em uma viagem a Buenos aires, foi recepcionado por 300 mil pessoas, um quarto de sua população de 1milhão e 200 mil habitantes.

Ao fim do seu mandato, elegeu em março de 1902, seu sucessor, o conselheiro Rodrigues Alves, e o Vice-Presidente Silviano Brandão (substituído por seu falecimento por outro mineiro, o conselheiro Afonso Pena), implantando o que se convencionou denominar política do café com leite, uma associação entre São Paulo e Minas Gerais para revezamento de candidaturas à Presidência da República.

Aos setenta e dois anos de idade, Campos Sales, o nosso quarto Presidente, morreu repentinamente, quando atravessava um período de sérias dificuldades financeiras, em 1913.

Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Consolação São Paulo.

Sua memória foi perpetuada com seu nome nominando o município de Campos Sales no Ceará, Salesópolis, em São Paulo e Roca Sales no Rio de Janeiro, este relacionado com histórico encontro com Júlio Roca, Presidente da Argentina.

Ponte que cruza o Rio Tietê ligando Barra Bonita a Igaraçu, tem o seu nome, batizando também vias públicas de várias cidades, como em Campinas, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Natal, Porto Velho e Rio de Janeiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA