24.4 C
Vitória
sexta-feira, 6 DE dezembro DE 2024

Empresas de bem com a vida

Os modelos de negócios vêm, cada vez mais, adotando práticas de sustentabilidade empresarial e colhem resultados que vão muito além do lucro financeiro

A cada semana, os funcionários de uma fábrica têm direito de levar para casa um pacote dos biscoitos caseiros que ajudam a produzir em seu trabalho. Depois de degustarem o delicioso produto em família, eles têm um compromisso: trazer de volta para a empresa os pacotes vazios. Isso porque aquelas sacolas plásticas serão usadas para o plantio de mudas de árvores nativas, como o ipê-amarelo, que servirão para recuperar a Mata Atlântica no município.

Ações como essa são exemplo do que ficou conhecido como “sustentabilidade empresarial”. Esse termo se refere a um conjunto de medidas adotadas pelas empresas e voltadas ao respeito a fatores ambientais, sociais e econômicos, de forma que as necessidades humanas possam ser supridas sem comprometer o futuro das próximas gerações. A preocupação com a natureza e a humanidade passa a ser mais relevante do que a busca pelo lucro a qualquer custo.

Do ponto de vista social, a empresa deve proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo daqueles direta ou indiretamente envolvidos no negócio, desde funcionários e fornecedores até a comunidade vizinha ao estabelecimento e a sociedade em geral.

Em termos econômicos, é preciso zelar para que seu crescimento não ocorra à custa de um desequilíbrio nos ecossistemas ao redor. Se uma empresa lucra explorando as más condições de trabalho dos funcionários ou a degradação do meio ambiente, por exemplo, não está tendo um desenvolvimento econômico sustentável.

- Publicidade -

Por fim, o desenvolvimento ambientalmente sustentável se refere às condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja em curto, médio ou longo prazos, como o reaproveitamento de água ou a redução da emissão de poluentes.

Para entender

O que é sustentabilidade empresarial?

É um conjunto de medidas tomadas pelas empresas em busca do lucro sem prejudicar o planeta. Assim, as empresas passam a se preocupar não apenas com os ganhos, mas também com o respeito aos fatores ambientais e sociais envolvidos em todo o processo em que está inserida.

Como pode ser aplicada?

De diversas formas: por meio do melhor uso de recursos naturais, como a água; do desenvolvimento de programas para a diminuição de impactos ambientais, como consumo de papel e emissão de poluentes; a criação de programas de inclusão social; da promoção e adoção de programas e práticas de reciclagem; da compreensão e do respeito às diversidades culturais; etc.

Que vantagens são garantidas?

Do ponto de vista econômico, há possibilidade de redução de despesas com água e energia elétrica, por exemplo, e até materiais do dia a dia, como papel e plástico. No lado social, verifica-se melhoria do ambiente interno entre os funcionários, com maior interação e colaboração. A adoção dessas práticas também agrega valor à marca da empresa, que passa a ser vista de forma positiva por fornecedores e clientes, cientes de que estão consumindo produtos de procedência garantida, social e ecologicamente corretos.

Essas estratégias passaram a ser tão importantes que a BM&F Bovespa (associação entre Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial, que envolve a análise comparativa do comprometimento das empresas em questões de sustentabilidade socioambiental. Além de incentivar que as empresas adotem ações sustentáveis, esse índice aparece como uma forma de despertar o interesse de novos investidores.

“Adotar cultura de sustentabilidade é uma questão de sobrevivência do negócio”, alerta Jefferson Cabral, mestre e doutorando em Administração de Empresas. “Tanto os novos como os velhos modelos de negócio devem conter na sua estrutura e no seu DNA a pegada da sustentabilidade. Ou seja, adotar boas práticas não só na dimensão econômica, ambiental e social, mas também na política, cultural e até espiritual.”

Todas essas vertentes devem ser abrangidas pelos projetos sustentáveis empresariais, que precisam seguir os quatro pilares de sustentabilidade estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): ser economicamente viável, culturalmente diverso, ecologicamente correto e socialmente justo.

“A tendência é que a cada dia mais a adoção dessas práticas se torne relevante no momento da escolha de um produto pelo cliente. Busca-se cada vez mais as marcas que consigam comunicar o seu propósito. Não basta mais pensar no lucro pelo lucro. É preciso pensar no lucro sem deixar de lado aquilo que pode transformar a vida das pessoas e do mundo”, conclui Jefferson Cabral.

Dicas de ações sustentáveis

Quer aplicar noções de sustentabilidade em sua empresa? Veja algumas formas fáceis de começar a adotar essas ações no dia a dia:

• Instale lixeiras para reciclagem e realize campanhas internas para o seu uso. Isso vai permitir uma melhor higienização do ambiente e o descarte correto do lixo;

• Incentive a troca do uso de copos descartáveis por copos de vidro ou por canecas. Isso contribui para a limpeza do local, diminui a quantidade de resíduos sólidos e reduz custos para a empresa;

• Troque o papel comum pelo reciclado e utilize lápis de madeira produzidos por companhias que realizam o replantio;

• Evite imprimir documentos em papéis e opte pelo compartilhamento digital de informações;

• Substitua as lâmpadas comuns pelas de LED. É melhor para o meio ambiente e também ajuda a reduzir a conta de energia da empresa;

• Conscientize seus colaboradores quanto à carona solidária ou, caso morem perto do local de trabalho, a substituir o uso do carro ou transporte público pela bicicleta ou caminhada;

• Promova o uso de menos papel ou crie blocos formados por papéis usados;

• Caso a estrutura do prédio possua vários andares, permita a instalação de janelas que melhorem a circulação de ar no ambiente de trabalho, pois dá uma impressão maior de espaço e de liberdade;

• Prefira tons claros nas paredes, pois refletem mais energia solar e impedem que o local fique quente ou abafado.

A matéria acima é uma republicação da Revista ES Brasil (Edição nº142 de abril/2017). Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA