22.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Empresas voltam a contratar no Estado

A economia capixaba começa a dar sinais de melhora após a reabertura das atividades econômicas.

Por Leulittanna Eller 

Em setembro um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou um otimismo dos empresários capixabas no mês de setembro.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa apontou que 81% das empresas no Estado já retomaram às suas atividades e 70% precisaram de mudanças para se adaptar ao novo normal. O percentual já é maior se comparado à pesquisa anterior, que era de 64%.

“Esse crescimento reflete a capacidade dos empreendedores de se adequarem aos protocolos de segurança necessários para a reabertura das atividades. Além do quesito segurança, muitos empreendimentos apostaram na inovação para atrair os clientes, sendo que 34% deles lançaram ou adotaram novos serviços ou produtos”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

O otimismo também vale para os capixabas, já que com a retomada das atividades veio também a necessidade de recontratação. Para se ter uma ideia, em agosto somente 4% das empresas estavam contratando, em setembro esse percentual subiu para 13%.

A 8ª edição da Pesquisa também aponta que 41% das micro e pequenas empresas capixabas, que possuíam trabalhadores contratados, não realizou demissões, com uma média de quatro empregados.

De acordo com Pedro Rigo, as Micro e Pequenas Empresas representam 99% das empresas capixabas. “As MPEs são grandes geradoras de emprego e renda para o Espírito Santo, representam 39% do PIB e 57% dos empregos privados do nosso Estado. É importante para a nossa economia que elas retomem essas atividades de contratação, considerando, claro, as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19 nos negócios”, garante.

Apesar do otimismo, a estimativa dos empresários capixabas é que a situação só volte a se normalizar daqui a um ano, enquanto 46% deles ainda dizem passar por dificuldades para manter o empreendimento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA