Denominada de turismo industrial, prática da visita guiada aproxima comunidade, fornecedores e estudantes do chão de fábrica e fortalece transparência empresarial
Por Kikina Sessa
Transpor os muros de uma empresa e poder ver de perto o seu processo de fabricação desperta curiosidade em muitas pessoas. Tanto é que os termos “Visita Guiada” ou “Turismo Industrial” têm ganhado espaço e atraído estudantes, familiares de funcionários, fornecedores e comunidade do entorno que têm interesse em conhecer um pouco de perto a empresa.
Algumas indústrias no Estado já têm programa de visita implantado, como é o caso da Suzano, Samarco, Viminas e também de empresas, como a Cesan.
Na Samarco, por exemplo, o programa Samarco Aberta, abre as portas da unidade de pelotização, localizada em Ubu, litoral Sul, a visitantes buscando estreitar relações com a sociedade. A iniciativa, de acordo com a empresa, visa ampliar a transparência dos processos, orientados pelos princípios de uma mineração segura e sustentável.
A ArcelorMittal, unidade Tubarão, conta com o Programa Conectar, uma iniciativa que visa proporcionar aos interessados a oportunidade de saber mais sobre a importância do aço e sua aplicação no nosso dia a dia. Também permite conhecer melhor a empresa e o que ela tem feito para produzir com responsabilidade social e ambiental.
A Viminas, cuja especialidade é o vidro para construção civil, recebe em sua fábrica, no Civit II, na Serra, vidraceiros, arquitetos, decoradores, serralheiros e estudantes de cursos voltados à área.
No local, os visitantes têm oportunidade de conhecer os diversos tipos de vidro e o uso adequado para cada aplicação.
O consultor técnico da empresa, Luiz Cláudio Rezende, é o responsável por receber os visitantes e esclarecer as dúvidas dos futuros profissionais e dos que já atuam no mercado.
Confira opções de algumas empresas que estão de portas abertas para receber. É preciso agendar, seguir algumas normas de segurança, geralmente calçado fechado.
Samarco
As visitas são abertas às comunidades, sobretudo das localidades vizinhas às unidades da Samarco, familiares de trabalhadores, pessoas atendidas no Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa, alunos de escolas públicas, comunidade acadêmica, parceiros comerciais e acionistas.
Agendamento – As visitas de pessoas atendidas no PEA e familiares de trabalhadores da empresa são programadas mensalmente. As demais visitas podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected]
Cesan
As visitas são gratuitas e são realizadas às quartas-feiras, nos horários das 9h às 11h ou das 14h às 16h, de acordo com a disponibilidade das estações de tratamento de água e esgoto. Qualquer pessoa acima de 11 anos pode realizar a visitação na ETA e acima de 16 anos na ETE. As visitas serão realizadas em grupos de, no mínimo, 20 pessoas e, no máximo, 30 pessoas por visita. Cada grupo deve ter, pelo menos, três acompanhantes responsáveis.
Agendamento – (27) 2127-5111 ou (27) 99941-7593.
Viminas
Recebe vidraceiros, arquitetos, decoradores, serralheiros e instituições de ensino com cursos como técnico em Edificações, Design de Interiores, Engenharia e Arquitetura para visitas e palestras sobre os diversos tipos de vidro e o uso adequado para cada aplicação.
Agendamento – entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Chocolates Garoto
Oferece a Chocotour, que é a visitação à fábrica e ao Museu Garoto (pago). De segunda a sexta, das 9h às 17h e sábados das 9h às 14h.
Informações: [email protected] ou no site
Vale
Visitas guiadas na Unidade Tubarão, oferecendo à comunidade a oportunidade de conhecer mais sobre o processo da mineração, a forma como a Vale atua nos territórios, suas ações, programas e controles ambientais. Horário: dias úteis: às 9h e às 15h. Finais de semana e feriados: às 10h e às 15h. *Exceto às segundas-feiras. Inscrições se encerram com 15 minutos de antecedência do horário da partida da visita (no Parque Botânico Vale)
ArcelorMittal
A ArcelorMittal, unidade Tubarão, conta com o Programa Conectar, uma iniciativa que visa proporcionar aos interessados a oportunidade de saber mais sobre a importância do aço e sua aplicação no nosso dia a dia.
Agendamento
Real Café
A fábrica especializada em café também recebe visitantes para conhecer de perto toda a operação do Grupo Tristão, na sede em Viana.
Agendamento
Suzano
A empresa está com disponibilidade para visitas a partir de 2025, devido à alta procura mesmo. As visitas iniciam às 9h e finalizam após o almoço (que a empresa oferece em seu restaurante industrial, no interior da fábrica, por volta de 12h30).
As visitas são para até 20 pessoas com mais de 14 anos de idade, considerando um professor a cada 10 alunos (18 alunos e 2 professores). Não há custo para visitações à fábrica da Suzano.
Agendamento – pelo email [email protected]