Os interessados apostam e pagam para ver a concretização da proposta neste modelo de financiamento de vinhos
Por Amanda Amaral
O capixaba agora tem acesso a mais uma plataforma digital para compra de vinhos. Criado no Espírito Santo, o site tem uma proposta diferente de financiamento, é fruto de um programa público de inovação e atua com vinícolas boutiques de vários países do mundo, que não comercializam no Brasil.
Idealizado pelo empresário Pablo Oliveira, Em busca do vinho é um projeto de crowdfunding – um financiamento coletivo em que os interessados apostam e pagam para ver a concretização da proposta.
“Somos uma solução inovadora voltada para o mercado vitivinícola brasileiro, com o objetivo de incentivar e estimular o crescimento do mercado de vinhos no Brasil, usando os conceitos da economia criativa e colaborativa e com pegada ESG (social, ambiental e governança). Nosso projeto é voltado para o amante e consumidor de vinhos no Brasil”, explicou.
Mercado de vinhos
A plataforma tem entre os objetivos incentivar e estimular o crescimento do mercado de vinhos no Brasil, usando os conceitos da economia criativa e colaborativa e com pegada ESG (social, ambiental e governança), segundo seu idealizador.
“Somos uma solução inovadora em conceito, voltada para o mercado vitivinícola brasileiro, focada em campanhas de vinhos finos. Aqui a coletividade viabiliza o acesso a vinhos exclusivos ou inéditos. Como toda campanha de financiamento coletivo, estabelecemos uma meta, no nosso caso de aquisição de garrafas, a ser batida. Mas diferente do financiamento coletivo tradicional, a meta batida significa antecipação de entrega, ou seja, se a meta for atingida antes do fim da campanha, iniciaremos as entregas dos vinhos, pois teremos volume que justifique uma logística eficiente e, consequentemente, redução de emissão de CO2, atendendo o nosso pilar ambiental”, explica Pablo Oliveira.
Mercado no ES
O Espírito Santo é o segundo maior importador de vinhos do país. Entre janeiro e setembro de 2022, já foram importadas cerca de 22 milhões de garrafas da bebida, o que em valores ultrapassa os US$ 55 milhões, de acordo com os dados do Ministério da Economia.
Na plataforma digital, o empresário também aplica conceitos da economia criativa e colaborativa, trabalhando com uma equipe que conta com winehunters, ou seja, profissionais especializados que estão em várias partes do mundo com a missão de buscar por novidades e clássicos que não são possíveis adquirir no comércio brasileiro.
Alto padrão
Constam na plataforma vinhos como o premiadíssimo e raro Blanc Rivotte2020, 100% Sauvignon Blanc do Vale do Loire, na França. Além desses, o Reticências 2022, um blend inédito no mundo das uvas Pinot Noir e Teroldego, exclusivo para a plataforma, direto de Bento Gonçalves, do Rio Grande do Sul de responsabilidade do enólogo gaúcho Joel Ferrari.
A proprietária da vinícola francesa VignoblesBouillac, Danielle Chambaraud, compareceu ao lançamento do site, na última semana, para prestigiar a apresentação do seu premiado Terre D’Or 2014, originário da margem direita de Bordeaux.
Sobre o projeto
O projeto da plataforma foi aprovado no edital do Programa Tecnova II para fomento à inovação, com recursos do Finep e da Fapes. Em janeiro de 2022, foi incubado no Hub de Inovação Base27 e, posteriormente, passou a ser residente no Fonte.Hub da Rede Gazeta, onde o projeto foi desenvolvido ao longo do ano.
Pablo Oliveira informou ainda que um desdobramento da plataforma pode ser os passeios a vinícolas de várias partes do mundo. “Tem muitos lugares encantadores e alguns deles descobri no decorrer das visitas que fiz para conhecer vinícolas no Brasil e no exterior. Vamos fortalecer o enoturismo”, disse.